sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Natureza = Acaso?

   Ontem (08/10/2009) o jornal nacional passou uma reportagem sobre o genoma humano, como ele é complexo e como os cientistas ficaram maravilhados com a descoberta dessa célula humana capaz de armazenar uma quantidade colossal de informações. A matéria na integra:


Genoma é apresentado em 3D pela primeira vez

O genoma é o conjunto de material genético localizado no núcleo das células, a identidade genética de cada um de nós.


Nesta quinta-feira, um estudo publicado pela revista Science revelou que células do corpo humano têm uma capacidade colossal de armazenar informações genéticas. Também nesta quinta, o genoma humano foi apresentado, pela primeira vez, em 3D.


Foi feita a mais profunda viagem no corpo humano. Os cientistas estudaram células e conseguiram demonstrar, em 3D, como é formada a estrutura do genoma humano.


O genoma é o conjunto de material genético localizado no núcleo das células, a identidade genética de cada um de nós.


A imagem de uma parte do genoma parece uma bola colorida de fitas e tem menos de um centésimo de milímetro de diâmetro. As fitas em forma espiral são de DNA, a molécula que carrega o código genético de cada pessoa. Cada fita, se fosse esticada, teria dois metros de comprimento.


A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira pela revista Science, mostrou que as fitas estão incrivelmente organizadas. Não embaraçam e não formam nós. Elas guardam informações de forma trilhões de vezes mais densa do que o mais avançado chip de computador.


A técnica usada pelos cientistas foi como montar um gigantesco quebra-cabeças. Cada pecinha era um pedaço de DNA. Usando cálculos matemáticos avançados, foram montando as peças, até chegar ao resultado final. Responderam à questão: como cada uma de nossas células consegue armazenar 3 bilhões de pares de DNA.


Em entrevista exclusiva ao Jornal Nacional, a dupla de cientistas disse que agora a ciência tem mais instrumentos para investigar a causa de doenças, como o câncer.


Os pesquisadores ficaram fascinados com a elegante solução que a natureza criou para estocar as informações únicas de cada um de nós. (grifo nosso)

   Só queria saber ao que se referem quando dizem: "a natureza criou..." O que é essa natureza à qual se referem? A natureza cria alguma coisa? Seria mais convincente dizer que foi um milagre da "natureza". Na natureza nada...

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1335046-10406,00-GENOMA+E+APRESENTADO+EM+D+PELA+PRIMEIRA+VEZ.html

11 comentários:

  1. Sim é claro que a natureza cria, a natureza cria uma sequóia a partir de uma semente, cria um animal a partir de duas células, cria um ser vivo a partir de um grupod e atomós e moléculas (Organismos unicelulares).

    Na natureza nada surge do nada, tudo é CRIADO, transformado a partir de algo pré-existente, e oq ue existia antes, no princípio?
    Energia!
    Prótons, Neutros, Eletróns constituem tudo, são tudo, e eles são energia, e a Energia é a Natureza!
    Desde sempre a energia se moldou cada fez mais aprimoradamente, priemiro a energia se condensou em atomós, depois os atomós se condensaram em moléculas, depois as moléculas se agruparam em células, serem vivos capazes de carregar informação, depis essas células se agruparam em serem complexos como plantas e animais.

    A Natureza (ou Energia) constitui tudo, forma tudo, está em tudo, transforma tudo. Tudo vem da energia e tudo acaba como energia.

    ResponderExcluir
  2. Off Toppic:
    Lê esse post de um blog que eu acompanho, fala sobre algo que já debatemos antes!
    http://sampadamaejoana.blogspot.com/2009/09/amor-e-homo-sexualidade-casamento.html#comment-form

    ResponderExcluir
  3. "Na natureza nada surge do nada, tudo é CRIADO"

    O ditado e a regra é: Na natureza nada se cria, tudo se transforma.

    Você diz que a natureza cria as coisas, mais especificamente o que seria essa "natureza"?

    Sabemos como ocorre na natureza a transformação dos elementos para criar uma árvore por exemplo, a questão não é essa.

    A pergunta é: quem criou a natureza? ela dá algum sentido a vida humana na terra? somos iguais a um pedaço de madeira (atomos)?

    Tem algum significado quando uma jovem menina de 5 anos pisa numa mina e morre ou aquilo é simplesmente uma "reorganização" de atomos?

    Essa é a visão de newton que a muito tempo atrás ja pensou isso, onde determina que tudo na natureza pode ser definido por equações físicas e mecaniza toda a vida, nos tornando meros robos biológicos.

    E mesmo assim não explica daonde veio a natureza, só afirmam: o que importa é que ela está ai. Que é o mesmo que ter fé, só que é preciso muito mais fé para acreditar nisso do que em Deus.

    ResponderExcluir
  4. A Natureza não veio de Lugar nenhum, ela é tudo que existe!
    Perguntar de onde veio a Natureza é o mesmo que perguntar de onde veio Deus!

    ResponderExcluir
  5. A natureza sempre existiu? Várias pesquisas mostram que o universo e tudo o que existe nele (natureza) veio a existir em um determinado tempo, ele não é eterno e não existe desde sempre, ao contrário de Deus. Não é a mesma pergunta não, Deus não veio de algo ele é eterno ao contrário da natureza que foi criada por Ele.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da discussão sobre o tópico.
    Concordo com Runaway. Todos temos perspectivas diferentes sobre a mão de Deus no Universo. Pelos vistos o autor do blog seleccionou Deus como criador de todas as coisas, pessoalmente não acredito nisso.
    Nem que foi Deus que criou o homem, nem a natureza.
    Foi a partir do Big Bang, a explosão de uma partícula de matéria super condensada que soltou milhões e milhões de compostos para o espaço e aí os compostos rearranjaram-se através de ligações químicas e, com o evoluir do tempo, com o arrefecimento etc, formaram-se novos elementos químicos mais complexos.
    A Natureza não é mais que o conjunto da materia rearranjada de diferentes formas.
    Se foi Deus quem criou, o que é Deus?
    É uma forma invisível capaz de tocar no real?
    Será a força que liga as moléculas umas às outras?
    Para alguém que estuda ciencia é dificil acreditar nisso...
    Quando falou da morte da menina que pisou a mina, está a falar de destino? Ou foi Deus que a colocou naquele local, naquela precisa hora?
    Não acredito no destino. Acho que somos nós que traçamos o nosso caminho.
    E nós próprios somos átomos, moléculas, que constituem células, que por sua vez formam tecidos e órgãos. Apenas possuimos uma actividade cerebral bem mais desenvolvida. E a nossa inteligência é a nossa melhor e pior arma. Podemos pensar em salvar a tal menina, ou podemos inventar uma mina ainda mais mortal.
    Não digo que é tudo objectivo. E esse blog nos mostra isso mesmo. Como pode Deus não ser relativo?
    Há só um Deus ou vários?
    Alguém viu Deus alguma vez?
    :)
    Bom blog!

    ResponderExcluir
  7. Valeu Inês!

    Não espero que concordem sempre com o que eu posto, se acontece a discução é isso que importa pois faz as pessoas pensarem sobre o assunto, então agradeço seu comentário.

    Sobre o que você falou, realmente cada pessoa vê o mundo conforme a sua experiência de vida, a partir dessa experiência forma sua cosmovisão, nao discuto aqui que existem diferentes cosmovisões e pessoas que acreditam em coisas diferentes, o que eu penso é que duas comosmovisões que são excludentes entre si não podem existir ao mesmo tempo. Tenho uns posts sobre isso depois se você tiver interesse pode ler.

    Realmente, eu acredito que o mundo físico (inclusiva o big bang se existiu) foi criado por Deus. Não sei como Ele pode ser definido, isso é algo mais complicado e difícil por causa de nosso raciocínio limitado, mas existem vários textos disponíveis na web de teologia sobre esse assunto. Deus não pode ser definido cientificamente até porque Ele está fora do espaço/tempo. Na bíblia Ele é definido como espírito.

    Sobre a ciência, eu não vejo nenhum obstáculo para um cientista crer em Deus até porque a ciência aponta para um Criador, mas até para acreditar na ciência você tem que ter fé, pois a ciência se aplicada ao seu próprio metodo não pode ser provada, veja:

    http://www.youtube.com/watch?v=0_TLzIR2ptM

    Quando falei sobre a menina não era sobre destino não, pois também não acredito nisso, acredito que somos livres para seguir nossas escolhas. O quis dizer quando falei sobre a menina é que um mundo se for só físico é frio e cruel, uma vez que eu e você que estamos discutindo agora não temos valor nenhum uma vez que somos feitos de átomos, igual a uma pedra. Acredito que não somos feitos somente de átomos pois fomos criados a imagem e semelhança de Deus e somos mais do que apenas átomos, e isso dá um significado e propósito para nossa vida.

    Se não for assim não existe valor algum quando uma menina pisa numa mina, aqueles átomos vão apenas se arranjar em uma forma diferente, a conclusão disso é que estamos aqui sem significado algum, viemos do nada e vamos para o nada.

    Mas respeito quem pensa assim.

    Deus não é relativo, eu acredito em um só Deus, nunca vi, mas já senti, assim como o vento.

    Obrigado, virei seguidor do seu blog também, muito bom!

    Prazer, até mais.

    ResponderExcluir
  8. Inês Comentou:

    Concordo com algumas coisas que disseste. Acho que estas discussões são saudáveis e poem-nos a pensar nos assuntos, isso é positivo :)
    Mas isso deixa-me outra questão.
    Eu penso que nós não somos mais que outra espécie de animais a povoar o planeta. Noutros planetas podem haver humanos, pode não haver homens e ter evoluido outra especie que não seja o macaco.
    Qual é o ciclo de vida dos outros seres? é nascer, viver e morrer. A natureza encarrega-se de absorver os nutrientes e a matéria para criar nova matéria. "nada se cria, tudo se transforma"
    Porque é que nós somos diferentes das outras especies?
    A nossa única diferença é que temos a capacidade de pensar nestes assuntos, de nos questionar sobre a nossa existência, sobre o nosso propósito na Terra, em vez de sermos como as formigas ou os cães, que nascem, procriam, cumprem o seu dever na cadeia da vida, e morrem.
    Porque é que surgiu Deus? Foi o homem que criou Deus! O homem pré-histórico teve necessidade de acreditar numa força superior para explicar fenómenos naturais que ele desconhecia de onde viessem: a chuva, os trovões, o aparecimento do sol de dia e a lua de noite, etc... E essa ideia de Deus-Criador ou Pai da Natureza foi ficando ao longo das civilizações. Daí que hoje em dia haja um descrédito enorme na religião, o homem já sabe explicar esses fenómenos com base na ciência!
    Já descobriu a essência da vida, as células. Já foi à Lua. Já estudou uma imensidão de temas que entram em conflito com os ensinamentos religiosos que atribuem a Deus a criação de tudo.

    ResponderExcluir
  9. Na verdade a nossa “única” diferença em relação aos outros animais é que faz toda a diferença. Somos capazes de pensar, raciocinar e usar nossa inteligência. Somos os únicos seres que se perguntam: porque? As vezes podem ser perguntas sem sentido mas outras são importantes como por exemplo: Qual o sentido da vida? De onde viemos para onde vamos? E por ai a fora. Então podemos ser biologicamente parecidos com outros animais mas não somos idênticos pois temos certas diferenças que fazem toda a diferença. Por isso mesmo somos diferentes de mosquitos, ratos ou formigas.

    Você diz que o big bang foi uma explosão e a partir dali começou a surgir a vida, em primeiro lugar nunca foi provado que pode surgir a vida da não-vida, a abiogênese nunca foi provada em laboratório, então é apenas uma teoria, e mesmo assim existe a pergunta: de onde vieram os átomos ou o big bang?

    Bom você diz que quem criou Deus foi o homem. Essa idéia foi pensada a muito tempo atrás por Sigmund Freud que através da psicanálise afirma que Deus é apenas uma criação da nossa pobre mente humana para tentar explicar o inexplicável, eu não acredito nisso, mas mesmo que fosse verdadeira essa teoria ela faria que Deus viesse a existir ou não? O que eu digo é que: não importa se Deus é uma invenção humana pois se Ele existe tanto faz como passamos a acreditar Nele. O que eu digo é que não importa se acreditamos pelo motivo A ou B em Deus se de fato Ele existe isso não faz diferença. Eu acredito que Deus colocou em nossos corações esse sentimento em acreditar Nele, acredito que já nascemos com isso e todos em algum momento já se questionaram mas resolveram não aceitar por algum motivo.

    O homem já consegue explicar tudo através da ciência? Pode explicar o que havia antes do big bang? Você viu o vídeo que eu citei? Nele o Willian L. Craig mostra que a ciência se aplicada ao seu próprio método não pode ser provada, aceita premissas como verdadeiras sem poder provar.

    No final você diz que a ciência descobriu milhares de temas que estão em conflito com a criação de Deus, eu gostaria de saber quais por exemplo. Pelo o que eu sei o que a ciência descobre faz cada vez mais sentido com a descrição da criação do universo por Deus e não o contrário. A própria ciência chega até um certo momento mas ali ela “trava” ai então que ela aponta para um Criador, Deus.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  10. Inês Postou:

    Não posso deixar de responder.
    Cada um tem a sua crença, não vou discutir as minhas convicções religiosas ou a falta delas.
    O que me "aborrece" é a necessidade de haver um Deus!

    Porque é que tem que haver Deus?
    É claro que o Homem ainda não descobriu tudo, nem vai conseguir explicar tudo porque, tal como eu disse, somos apenas seres com uma inteligência superior que nos leva a questionar. Mas também não tem que haver um
    Deus que criou o mundo e as coisas e Adão e Eva e por aí fora.

    Esta provado que o universo esta a expandir-se, cada vez mais. Se se está a expandir, tem que ter partido de uma partícula de altas dimensões. Mais: A radiação cósmica de fundo prova que algures no tempo e no espaço houve sim uma explosão de grande intensidade!
    Antes disso, ninguém sabe, claro. Nem mesmo Deus, ou lá que força seja.

    Quanto à ciência se provar a si mesma, essa teoria está muito bem enjendrada, mas se é a ciência a explicação, como é que a ciência se pode provar a ela própria? Estás a dizer que as descobertas científicas são tretas? Que a ciência é um embuste? Que só Deus sabe a verdade?

    Se não fosse o Homem a criar a ciência não havia vacinas. Não havia tratamentos de água. Não sabiamos como é o interior da terra, nem como é o espaço. Não sabíamos o que são genes nem controlar doenças. Nem como é feito o nosso corpo.

    Eu acredito naquilo que vejo. Não acredito que tenha que haver um propósito especial para os Humanos. Porque é que temos que ser especiais? Só porque somos inteligentes e pensamos que somos mais que os outros?
    Porque temos capacidade ou necessidade de acreditar que há algo maior que nós?

    Sim, a ciência trava até certo ponto. Mas isso não é prova que existe Deus. É prova de que, talvez, hajam coisas que a nossa capacidade não consegue atingir. Ou coisas que nós, simplesmente, não temos que saber ou não podemos saber.

    A bíblia é um conjunto de histórias metafóricas, não se pode levar à letra o que lá está escrito. Presumo que nessa área saibam bem mais que eu.

    As pessoas têm necessidade de criar uma imagem que não existe. Que existe um senhor lá em cima a olhar por todos nós e que ouve as nossas preçes e pedidos.
    Não. A única coisa que há é a força de vontade, a curiosidade de querer saber sempre mais e descobrir o que não sabemos ainda.
    Se estivermos parados, desmotivados, Deus não nos vai apontar o caminho. Não nos vai dar de comer. Não nos vai vestir nem dar à nossa família saúde.

    Cada um faz o seu percurso na vida, até morrer.
    E quando morrermos, ninguem sabe o que vai ser. Mas não acho que haja o paraíso e o inferno. Não há nada. Há a terra que nos come para gerar vida.
    Aquilo que fomos são memórias de quem viveu connosco.

    A nossa personalidade, ou alma se quiserem chamar assim, é determinada pelo nosso código genético, pela nossa infância, pelos problemas que tivemos e pela maneira como nos adaptamos às situações e ao meio onde crescemos.
    Não há pessoas verdadeiramente boas nem más. Nem há acasos, nem criações do nada.
    Se não concordam comigo, respeito.

    Foi uma boa conversa :)

    ResponderExcluir
  11. Inês,

    As pessoas não acreditam em Deus por causa de uma necessidade psicológica ou qualquer outra coisa do tipo, mas tem fé em Deus ao olhar para toda a crição, para os seres humanos, ou tantos outros milhares de motivos pessoais que podem existir, citei apenas alguns... então não tem nada a ver com uma necessidade fisica, psicológica ou seja lá o que for.

    Sim, se a teoria do big bang for verdadeira só prova que o universo não existiu desde sempre, teve um inicio em um determinado tempo e como nada surge do nada, algo o criou, ele foi criado por algum motivo com algum propósito.

    Não falei que a ciência é inútil, pelo contrário. Seria uma grande ignorância dizer que a ciência é algo ruim. O que eu digo é que a ciência só toma como algo como verdade se puder ser provada cietificamente pelo método científico, mas o mais hirônico é que a ciência se aplicada ao seu próprio método científico não pode ser provada como verdadeira! A ciência diz: algo so é verdade e objetivo se provado pelo método científico, mas esse mesmo método que a ciência criou não pode prová-la como verdadeira!

    Você acredita somente no que vê? Apesar de não ver a força gravitacional você pode senti-la, você não pode dizer o peso nem a cor dela pois não pode ver, mas ela existe, existem vários outros exemplos.

    Realmente o fato da ciência não provar tudo não quer dizer que Deus exista, em nenhum momento eu disse isso.

    Mas é isso ai, obrigado pelos comentários a conversa foi boa mesmo! Obrigado pelo respeito, tenho de igual modo por você.

    Abraços

    ResponderExcluir