sábado, 3 de outubro de 2009

Contemple e Aceite.


A quem podereis comparar-me? Quem seria igual a mim? – pergunta o Deus Santo. Levantem os olhos para o céu e vejam! Quem é que criou as estrelas? Foi aquele que as pôs em movimento, como se fosse um exército bem ordenado. A todas, ele chama pelo seu nome.

Isaías 40-25,26

   Nosso universo é incrível. Toda a criação é magnífica, o universo e tudo o que contem nele: estrelas, cometas, planetas, galáxias evidenciam a criação de Deus. As vezes me pergunto como alguém consegue olhar para um céu estrelado e não crer em Deus. É impossível e inimaginável pensar que tudo o que existe surgiu simplesmente do nada, por acaso. Uma pessoa que acredita nisso tem a maior fé do mundo. Nada surge do nada. Nós seres humanos não podemos criar nada, apenas transformamos o que já existe. Deus em sua glória através do seu poder inimaginável criou tudo o que nossos olhos podem enxergar.



   As condições necessárias para que a vida possa existir no universo é altamente bem improvável e delicada, uma simples porcentagem maior ou menor de certos fatores e você não poderia estar lendo agora esse texto. Norman Geisler & Frank Turek explicam claramente essa questão:

Os cientistas estão agora descobrindo que o Universo no qual vivemos é como um Rolex cravejado de diamantes, embora tenha sido planejado com muito mais precisão do que aquele relógio. O fato é que o Universo é especialmente adaptado para permitir a existência da vida na Terra — um planeta com uma quantidade enorme de condições improváveis e interdependentes para dar suporte à vida que o transformam num pequenino oásis no meio de um Universo vasto e hostil.

Essas condições ambientais altamente precisas e interdependentes (às quais chamamos de "constantes antrópicas") formam o que é conhecido como o "princípio antrópico". "Antrópico" vem de uma palavra grega que significa "humano" ou "homem". O princípio antrópico é apenas um título bonito para a evidência básica na qual acreditam muitos cientistas, a saber: que o Universo é extremamente bem ajustado (planejado) para permitir a existência da vida humana aqui na Terra.

O alcance da precisão do Universo faz o princípio antrópico ser talvez o mais poderoso argumento para a existência de Deus. Não se trata de simplesmente haver algumas constantes definidas de maneira bem aberta que talvez tenham aparecido por acaso. Não. Existem mais de cem constantes definidas com bastante precisão que apontam definitivamente para um Projetista inteligente.64 Já identificamos cinco delas. Vejamos outras dez:

1.Se a força centrífuga do movimento planetário não equilibrasse precisamente as forças gravitacionais, nada poderia ser mantido numa órbita ao redor do Sol.

2.Se o Universo tivesse se expandido numa taxa um milionésimo mais lento do que o que aconteceu, a expansão teria parado, e o Universo desabaria sobre si mesmo antes que qualquer estrela pudesse ser formada. Se tivesse se expandido mais rapidamente, então as galáxias não teriam sido formadas.

3.Qualquer uma das leis da física pode ser descrita como uma função da velocidade da luz (agora definida em 299.792.458 m por segundo). Até mesmo uma pequena variação na velocidade da luz alteraria as outras constantes e impediria a possibilidade de vida no planeta Terra.

4.Se os níveis de vapor d'água na atmosfera fossem maiores do que são agora, um efeito estufa descontrolado faria as temperaturas subirem a níveis muito altos para a vida humana; se fossem menores, um efeito estufa insuficiente faria a Terra ficar fria demais para a existência da vida humana.

5.Se Júpiter não estivesse em sua rota atual, a Terra seria bombardeada com material espacial. O campo gravitacional de Júpiter age como um aspirador de pó cósmico, atraindo asteróides e cometas que, de outra maneira, atingiriam a Terra.

6.Se a espessura da crosta terrestre fosse maior, seria necessário transferir muito mais oxigênio para a crosta para permitir a existência de vida. Se fosse mais fina, as atividades vulcânica e tectônica tornariam a vida impossível.

7.Se a rotação da Terra durasse mais que 24 horas, as diferenças de temperatura seriam grandes demais entre a noite e o dia. Se o período de rotação fosse menor, a velocidade dos ventos atmosféricos seria grande demais.

8.A inclinação de 230 do eixo da Terra é exata. Se essa inclinação se alterasse levemente, a variação da temperatura da superfície da Terra seria muito extrema.

9.Se a taxa de descarga atmosférica (raios) fosse maior, haveria muita destruição pelo fogo; se fosse menor, haveria pouco nitrogênio se fixando no solo.

10.Se houvesse mais atividade sísmica, muito mais vidas seriam perdidas; se houvesse menos, os nutrientes do piso do oceano e do leito dos rios não seriam reciclados de volta para os continentes por meio da sublevação tectônica (sim, até mesmo os terremotos são necessários para sustentar a vida como a conhecemos!).¹
  
   Bom, esses são apenas alguns dos fatores indispensáveis para que possa existir a vida no universo, existem várias outras “constantes” sem as quais seria impossível que os seres humanos viessem a existir. Uma fração mínima de diferença em qualquer dos ajustes do universo mudaria tudo. Não é por menos o que está escrito na bíblia:


Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
Salmos 19.1



   Muitas pessoas se admiram com a grandiosidade do universo e afirmam: com certeza não estamos sozinhos no universo, deve existir outras formas de vida! Como uma pessoa que ao admirar o universo afirma que existem outras formas de vidas sem nunca ter tido um único registro disso alem de não ter visto e não crê em Deus?

   Na próxima vez que você tiver um tempo para contemplar um céu estrelado pare e pense: tudo isso poderia ter surgido do nada? Eu poderia estar aqui agora refletindo e pensando sobre isso tendo vindo do nada para voltar ao nada? E mesmo que o universo viesse a existir por acaso já sabe-se que a energia contida nele está diminuindo e um dia ele não mais existirá. Imagine eternamente pra sempre e sempre o nada? Mesmo que o universo venha a existir 999999999 bilhões de anos, o que é isso comparado com a eternidade?

Que se um dia você tiver essa oportunidade peço que Deus através do Espírito Santo toque o seu coração, você seja quebrantado e aceite Jesus como seu Senhor e Salvador, e então conhecerá A Verdade e todas as respostas.


¹ Norman Geisler & Frank Turek. Não tenho fé suficiente para ser ateu. Editora Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário