quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Existe a Verdade?

Nesse primeiro post iniciamos com a pergunta básica: Existe a verdade?


    De antemão podemos afirmar de acordo com a visão de muitos da nossa sociedade "pós-moderna" que não existe nada absoluto, ou ainda, não existe uma verdade absoluta. Tudo passa a ser relativo. Qualquer intenção de mostrar algo como a verdade é visto como um puro ato de intolerância preconceituosa. Como diz o título de nosso blog o discurso que vemos é o seguinte: "tudo é relativo" ou ainda "não existe uma verdade absoluta". Podemos definir relativismo como:


...uma doutrina que prega que algo é relativo, contrário de uma idéia absoluta, categórica. Atitude ou doutrina que afirma que as verdades (morais, religiosas, políticas, científicas, etc.) variam conforme a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos de cada lugar.¹




    Atualmente pensamos que ao tomar a atitude de um relativista estamos sendo politicamente corretos pois não queremos e não devemos impor nossas verdades a ninguem, ou seja, cada um com a sua verdade. Essa idéia é pretenciosa e sem sentindo. Talvez com as atrocidades cometidas no passado (holocausto, regimes ditatoriais, inquisição e etc) as pessoas estejam "amendrontadas" e qualquer intenção de dizer que existe uma única verdade é logo visto como algo retrógrado, antiquado, intolerante para não dizer ameaçador. Com certeza caso exista a verdade ela não deve ser imposta pela força nem deve ser obrigatória a aceitação para todas as pessoas, como pessoas sabem que certas atitudes lhe fazem mal e mesmo assim as praticam, tambem ninguem deve ser obrigado a seguir a verdade, algumas pessoas preferem viver uma mentira por ser mais cômoda. Olhando o passado de uma certa forma é ate justificado o "medo" em definir uma verdade ou algo que não seja relativo.


    Não devemos cometer os mesmos erros do passado mas afirmar que tudo é relativo ou que não existe uma verdade abosluta é algo que se auto-refuta, é algo totalmente contratidório. Veja bem que não falamos aqui sobre questões de gosto pessoal como por exemplo: sorvete de chocolate ou baunilha? Viajar para Londres ou Nova Yorke? Vestir Preto ou Branco? Com certeza para esses casos não existe algo certo ou errado, a questão é que não trato aqui de gosto pessoal. Estamos falando de verdades que dizem respeito as perguntas que todos tem ou deveriam ter ao longo de sua vida: De onde eu vim? Para onde eu vou? Qual o propósito da minha vida? Existe algum propóstio? Valores morais são relativos ou objetivos? E essas questões não são de gosto ou de vontade. Não posso dizer que matar é errado aqui no Brasil mas lá na China é correto. Ou matar é errado ou não é. Não digo que numa situação não seja mais "justificável" do que a outra, mas que objetivamente isso é certo ou errado.


    É algo muito lógico e fácil de perceber que existe uma verdade absoluta. Por exemplo: os materialistas afirma que nossa vida não tem sentindo, que viemos a evoluir por um mero golpe de sorte vindos de uma poeira estelar e numa chance infinitesimal hoje estamos aqui mas sem sentindo algum, não acreditam em nada que não seja material como a alma por exemplo. Já os budistas tem uma visão onde acreditam quem o nosso objetivo como seres humanos é evoluir cada vez mais através de reencarnações para alcançar a libertação ou o nirvana. A visão de mundo dos materialistas exclui diretamente a visão budista e vice-versa. Ou os budistas estão certos e nós seres humanos reencarnamos ou estão errados e os materialistas certos, e quando morrermos acabou, ou ainda podem nenhum dos dois ter a verdade se comparados a outras visões sobre o mesmo assunto que são auto-excludentes. Transcorro aqui uma citação sobre o assunto:

Ao contrário do que está sendo ensinado em muitas escolas públicas dos Estados Unidos, a verdade não é relativa, mas absoluta. Se alguma coisa é verdadeira, ela é verdadeira para todas as pessoas, em todos os momentos, em todos os lugares. Toda verdade afirma ser absoluta, completa e exclusiva. Pense na afirmação "toda a verdade". Essa é uma afirmação absoluta, completa e exclusiva. Ela inclui o seu oposto (i.e., ela afirma que a declaração "Tudo não é verdadeiro"está errada). De fato, todas as verdades excluem seus opostos. Até mesmo as verdades religiosas.


    Isso se tornou comicamente claro quando, há alguns anos, eu [Norm] debati com o humanista religioso Michael Constantine Kolenda. Dentre os vários ateus com os quais debati, ele foi um dos poucos que realmente leu meu livro Apologética cristã antes do debate. Quando chegou sua vez de falar, Kolenda segurou meu livro e disse:


— Esses cristãos são pessoas de mente fechada. Eu li o livro do dr. Geisler. Você sabe no que ele acredita? Acredita que o cristianismo é verdadeiro e que tudo o que se oponha a ele é falso! Esses cristãos são pessoas de mente fechada!


Bem, Kolenda também escreveu um livro que eu li de antemão. O título dolivro é Religion Without God [Religião sem Deus] (que é quase a mesma coisa que dizer "casamento sem cônjuge"!). Quando chegou minha vez de falar, segurei o livro de Kolenda e declarei:


— Esses humanistas são pessoas de mente fechada. Eu li o livro do dr.Kolenda. Você sabe no que ele acredita? Ele acredita que o humanismo é verdadeiro e que tudo o que se oponha a ele é falso! Esses humanistas são pessoas de mente fechada!


A platéia caiu na risada porque entendeu a questão. As afirmações de verdade dos humanistas são tão estreitas quanto as dos cristãos. Se H (humanismo) é verdadeiro, então tudo aquilo que se opõe a H é falso. Do mesmo modo, se C(cristianismo) é verdadeiro, então tudo o que se opõe a C é falso.²
    
   Ou seja, duas idéias que se opõe e se excluem mutuamente podem sim existir, mas a questão é que objetivamente apenas uma das duas pode ser verdadeira. Um exemplo que gosto de citar é dos alienígenas. Se uma pessoa pensa que existem alienígenas e outra pessoa pensa que eles não existem, as duas idéias podem coexistir, mas de fato de verdade ou os alienígenas existem ou não existem, o bom senso é que nos mostra isso, tentar dizer que eles existem e não-existem ao mesmo tempo é algo que vai contra a lógica. Uma das pessoas está certa a outra errada, ou ainda, uma das duas tem a verdade.


    Termino esse primeiro post do blog com a seguinte pergunta aos que acreditam que tudo é relativo e que não existe uma verdade abosluta:


    A afirmação: "Não existe uma verdade absoluta" É aboslutamente verdadeira? ou a afirmação: "Tudo é relativo" também é relativa? Ironicamente a própria afirmação se contradiz e se auto-refuta, desmorona quando aplicada ao seu próprio método.


¹ http://pt.wikipedia.org/wiki/Relativismo
² Norman Geisler & Frank Turek. Não tenho fé suficiente para ser ateu. Editora Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário