terça-feira, 6 de outubro de 2009

Pra que A Verdade?



   Talvez muitos se façam essa pergunta: pra que a verdade? Porque presisamos seguir nossas vidas de acordo com a verdade? Nunca tive dúvida de porque buscar a verdade, ela é a melhor escolha que podemos fazer. Com certeza ninguem prefere viver uma mentira ou viver de acordo com uma mentira pois é algo que vai lhe prejudicar. Se você acha que usar drogas é algo bom e saudável isso é uma mentira e essa mentira pode custar a sua vida. Evitamos a mentira, o falso, o que é errado e buscamos a verdade que é a melhor escolha para nossas vidas. Ninguem quer ouvir mentiras e ser enganado na vida profissional ou social, porque deveriamos então viver um engano em questões muito mais importantes como a moralidade e sobre Deus que é algo que nos transcede?

Esses dois trechos do livro Não tenho fé suficiente para ser ateu deixam clara esta idéia:

No filme Questão de honra [A Few Good Men], o ator Tom Cruise faz o papel de um advogado da Marinha norte-americana que questiona um coronel, representado por Jack Nicholson, sobre o assassinato de um de seus homens. A dramática cena do tribunal transforma-se num grande bate-boca no qual Cruise acusa Nicholson de ser cúmplice do assassinato:

Cruise: — Coronel, o senhor ordenou o Código Vermelho?
Juiz: — O senhor não precisa responder a essa pergunta!
Nicholson: — Eu responderei a essa pergunta ... você quer respostas?
Cruise: — Acho que foi designado para isso.
Nicholson: — Você quer respostas!
Cruise: — Eu quero a verdade!
Nicholson: — Você não pode suportar a verdade!

Nicholson poderia muito bem estar gritando com os Estados Unidos, em vez de com Cruise, porque parece que muitas pessoas em nosso país não suportam a verdade. Por um lado, exigimos verdade em praticamente todas as áreas da vida. Exigimos, por exemplo, verdade de:

·entes queridos (ninguém quer ouvir uma mentira de um cônjuge ou de um filho);

·médicos (queremos ter a receita do remédio correto e que seja realizado o procedimento médico adequado);

·corretores de ações da bolsa de valores (exigimos que nos digam a verdade sobre as ações que estão nas recomendações);

·tribunais (queremos que condenem apenas os verdadeiramente culpados);

·empregadores (queremos que nos digam a verdade e que nos paguem de maneira justa);

·companhias aéreas (exigimos aviões verdadeiramente segurps e pilotos realmente sóbrios).

Também esperamos ouvir a verdade quando escolhemos um livro de referência, lemos um artigo, ou assistimos ao noticiário. Queremos a verdade de anunciantes, professares e políticas. Pressupomos que a sinalização das estradas, as bulas dos remédios e os rótulos das comidas revelam a verdade. De fato, exigimos a verdade em praticamente todas as facetas da vida que afetam nosso dinheiro, nossos relacionamentos, nossa segurança ou nossa saúde.

No entanto., apesar das firmes demandas pela verdade nessas áreas, muitos de nós dizem que não estão interessados na verdade quando o assunto é moralidade ou religião.. O fato é que muitos simplesmente rejeitam a idéia de que qualquer religião possa ser verdadeira.

Como temos certeza de que você já percebeu, existe uma grande contradição aqui. Por que exigimos verdade em tudo, exceto na moralidade e na religião? Por que dizemos "isso é verdade para você mas não para mim", quando estamos falando sobre a moralidade ou religião, mas nunca pensamos nessa falta de sentido quando estamos falando com um corretor de ações da bolsa de valores sobre o nosso dinheiro ou com a médica sobre a nossa saúde?

Embora poucas admitam, nossa rejeição à verdade religiosa e moral freqüentemente está baseada em fundamentos volitivos, e não intelectuais: simplesmente não queremos submetermo-nos a qualquer padrão moral ou doutrina religiosa. Desse modo, aceitamos cegamente as fracas afirmações dos intelectuais politicamente corretos que nos dizem que a verdade não existe; tudo é relativo; não existem absolutos; tudo é uma questão de opinião; você não deve julgar; religião está relacionada à fé, e não a fatos! Talvez Agostinho estivesse certo quando disse que nós amamos a verdade quando ela nos ilumina, mas a odiamos quando ela nas convence. Talvez não possamos suportar a verdade.

E DAÍ? QUEM SE IMPORTA COM A VERDADE?

A verdade é realmente importante. Como sabemos disso? Em primeiro lugar, embora as pessoas possam afirmar que a verdade na moralidade não é importante,elas realmente não acreditam nisso quando alguém as trata de maneira imoral.

Afirmam, por exemplo, que mentir não é errado, mas veja só quão moralmente iradas ficam quando você mente para elas (especialmente se a questão estiverrelacionada ao dinheiro delas!).

A segunda razão pela qual a verdade na moralidade é importante é que o sucesso na vida normalmente depende de escolhas morais que uma pessoa faz. Isso inclui escolhas em relação à prática sexual, casamento, filhos, drogas, dinheiro, negócios e assim por diante. Algumas escolhas trazem prosperidade e Outras resultam em ruína.

A verdade na moralidade e na religião tem conseqüências temporais e até mesmo eternas. A apatia e a ignorância podem ser fatais. Você pode não se importar com aquilo que não conhece, mas isso pode ferir você.¹
  
   Acho que ficam claros os motivos pelos quais devemos buscar a verdade (Jesus!) em nossas vidas, não só em relação a vida profissional ou social, mas também na moralidade e na religião. É como o texto fala na parte final: Você pode até não se importar com a verdade e não querer conhece-la mas ela ainda pode te ferir e ter seu efeito sobre você.

E ainda existe a pergunta: Porque menos do que a verdade?




¹ Norman Geisler & Frank Turek. Não tenho fé suficiente para ser ateu. Editora Vida.

2 comentários:

  1. "·entes queridos (ninguém quer ouvir uma mentira de um cônjuge ou de um filho)"

    Sua mãe, namorada(o), Pai, irmãos podem lhe falar a verdade, aquilo que eles no fundo acreditam ser verdade.
    Minha mãe, Pai, Namorada(o), irmãos podem falar aquilo que eles acreditam realmente que é verdade. Porem a cada uma dessas pessoas pode ter um conceito diferente de qual é verdade pra si, isso torna isso apenas uma verdade particular!

    "·médicos (queremos ter a receita do remédio correto e que seja realizado o procedimento médico adequado)"

    Muitos médicos diferem sobre oq ue é a verdade, alguns dizem que a verdade é que Homossexualidade é Natural, outros dizem que a verdade é que a homossexualidade é um comportamento adquirido, cada um defende a verdade que acredita!

    "·tribunais (queremos que condenem apenas os verdadeiramente culpados)"

    Apesar disso alguem sempre se sente injustiçado, pois a lei nunca é verdadeira para todos igualmente.

    Resumindo, Cada pessoa tem sua verdade.
    E sim, é importante a pessoa buscar a sua verdade, e fazer aquilo que acredita ser correto, seguir o que acreditamos ser verdadeiro é o que nos dá iniciativa, perseverança e força.

    O que é inútil, e completamente em vão, é buscar uma verdade ABSOLUTA, algo que seja imutável, universal, isto é um ideal irreal.
    Essa ansia de acreditar uma verdade Absoluta e universal mostra uma necessidade de acrediar em algo que seja verdade não só para a própria pessoa, mas também para as outras pessoas, e isso reflete uma grande incerteza e insegurança sobre as próprias escolhas (pessoais) e uma dependencia de algo externo para servir de guia.

    Na prática, existe uma grande parte da população que depende disto, porém existe também pessoas capazes de guiar a si mesmos, que confiam e si para tomar as decisões do que é certo e tem a capacidade de arcar com as consequencias de suas ações, tomando pra si a responsabilidade de tudo que fazem.
    A essas pessoas, pouco importa se há o não uma verdade absoluta, eles tem seus próprios valores e crenças para guiá-los, e eles não tem a necessidade de saber se esse valores e crenças são os mesmos para todos igualmente.

    ResponderExcluir
  2. Cada um pode acreditar eum uma "verdade diferente" eu já mostrei isso em outros posts, mas quando existem duas pessoas que afirmam duas coisas diferentes como verdade, uma das duas está errada, e devemos buscar a verdade.

    Sobre a justiça, apesar de a injustiça ocorrer, o que buscamos é a justiça e a verdade, só porque nem sempre é feita justiça não quer dizer que não buscamos a verdade.

    Cada pessoa tem sua verdade? Eu não acredito em alienígenas, Pedro acredita, os dois estão certos? Os dois podem ter suas próprias verdade, mas um dele está acreditando em uma mentira e está errado no que afirma.

    Mais uma vez: pessoas podem acreditar em coisas totalmente opostas como verdade mas não podem estar certas ao mesmo tempo.

    Inútil? Isso não tem nada a ver com psicologia, onde a pessoa se sente insegura com sua posição, sem fundamento esse argumento. As pessoas buscam a verdade e o certo porque isso é que nos faz melhor e pode evitar coisas prejudiciais a nossa vida.

    Imagina se os tribunais pensasem assim? "É inútil saber a verdade, deixem o homem livre (sendo culpado) ou mandem prende-lo (caso seja inocente)." Já pensou?

    E o que dizer dos médicos que estudam doenças? É inútil buscar a verdade (causas, antidoto) sobre uma doença que nos prejudica?

    O que dizer então sobre o propósito de nossa vida humana? Algo sem comparação? Por isso devemos buscar a verdade.

    ResponderExcluir