sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Valores Morais são Absolutos?

   Tive a idéia de escrever esse texto ao ler a argumentação do filósofo Willian Lane Craig sobre a moralidade, grande parte do que vou descrever aqui vem dessa argumentação. Resumindo basicamente é o seguinte:

1.Se Deus existe valores morais existem.
2.Se Deus não existe valores morais não existem.

   Agora você deve estar pensando como cheguei a essa conclusão, é o que passo a dissertar aqui. Primeiro com a idéia de que Deus existe. Se de fato Deus existe os valores morais são absolutos, imutáveis e eternos. Independentemente da época, da crença de cada pessoa ou o que a sociedade define como certo e errado isso não vai tornar algo realmente certo ou errado. Por exemplo: Durante a 2ª Guerra Mundial Hitler e toda a sociedade Alemã Nazista praticaram a limpeza étnica exterminando milhões de judeus, negros e homossexuais. Toda a sociedade nazista naquela época pensava que isso era a melhor coisa a se fazer e que não estavam fazendo nada de errado, pelo contrário estavam fazendo um bem para a humanidade.




   Vamos supor por um momento que os alemães tivessem vencido a guerra. Pouco importa se depois disso fizessem uma lavagem cerebral em toda a humanidade e TODOS os seres humanos viessem a pensar que o que foi feito era certo e bom, se Deus existe isso continuaria a ser errado, pois isso vai contra a natureza de Deus. Tudo o que vem de Deus é bom e certo o que for contrário a Ele é errado e mal. Então as atrocidades cometidas pela Alemanha nazista mesmo que TODOS os seres humanos pensassem ter sido algo bom e correto ainda assim seria algo mal e errado, pois neste caso (a existência de Deus) não são os seres humanos que definem o que é certo e o que é errado, os valores morais vem de Deus e não o que os seres humanos possam definir arbitrariamente. Isso é realmente algo muito libertador.

   Mas porque caso Deus não existisse valores morais também não poderiam existir? Um ateu pode muito bem dizer: Sou ateu mas faço coisas mais corretas do que muitos que se dizem cristãos! Veja bem, não estou dizendo que é impossível você ser uma boa pessoa caso não acredite em Deus, o que eu afirmo é se deduz logicamente é que se Deus não existe valores morais também não existem. Como poderíamos definir o que é certo e errado? Se não existe um verdade absoluta? Se cada um tem a sua própria verdade? Você pode dizer: mas algumas coisas são erradas para todos, como por exemplo matar! Eu lhe pergunto: Porque? Quem define que matar errado? Porque seria errado matar? Se não existe Deus cada um define arbitrariamente e por sua própria vontade o que é certo e errado. Se eu resolvo viver a minha vida como Hitler ou como Madre Teresa, no final das contas não faz diferença! Se Deus não existe como você pode afirmar absolutamente que o que Hitler fez foi errado? Pode ser errado sim de acordo com os seus valores pessoais ou da sociedade em que vive, mas para Hitler e para a Alemanha nazista era algo bom e correto. Se Deus não existe você não tem como mostrar que o que Hitler fez foi errado, no final das contas Hitler e Madre Teresa não tem diferença alguma. Viveram suas vidas de modo diferente um exterminando milhões de pessoas e a outra ajudando os pobres. Mas não há como uma pessoa que não crê em Deus dizer que o que Hitler fez foi errado e Madre Teresa fez o certo. Se Deus não existe no fim das contas não importa como você vive sua vida, os valores morais não são absolutos mas sim relativos, podem até variar de pessoa pra pessoa mas no final das contas são iguais.

   Se Deus não existe é a moral do meu umbigo contra a moral do seu umbigo. Ninguém faz o mal ou o bem, conseqüentemente eles não existem. Mas não se sinta triste ou decepcionado. Se você crê em Deus você pode afirmar que valores morais absolutos existem e quando ver um menina no oriente médio sendo apedrejada até a morte porque de acordo com a sua religião isso é correto, não precisa se conformar e dizer: Infelizmente essa é a crença deles, não podemos dizer que isso é algo errado! Não precisa se conformar com todas as atrocidades pelo mundo afora e pensar que as pessoas que ajudam os povos com fome na África não tem diferença nenhuma do ditador coreano Kim Jong-il.

   Sinta-se livre e feliz! A verdade é essa: Os que cometem atrocidades e o mal contra as outras pessoas terão o dia do seu julgamento. Mas mais libertador do que isso ainda:

   Mesmo os que cometerem o mal mas se arrependerem de todo o coração e crerem em JESUS CRISTO como seu Senhor e Salvador serão ser salvos, e viverão eternamente em Sua companhia!

Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
Romanos 5:20





Nenhum comentário:

Postar um comentário