quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Deus Não Acredita em Ateus

"A criação evidencia que existe um Criador"

   Deixe-me começar dizendo que eu também não. E, isso não é porque eu nunca encontrei alguém que dissesse ser ateu, mas simplesmente porque é impossível existir tal pessoa. Existe um teste que Ray Comfort tornou famoso que coloca qualquer ateu para pensar. Vai mais ou menos assim:


   Imagine que você encontre um ateu. Melhor ainda, imagine que você seja um ateu professo. Tente responder duas perguntas bem simples: (1) Você sabe quantos litros de água o oceano possui exatamente? Acho que posso pensar com certeza que você não sabe. Vamos com algo mais limitado, então. (2) Você sabe quantos quilos de areia o litoral catarinense possui? Provavelmente não. Portanto, é razoável eu presumir que existem coisas que você simplesmente não sabe. É bom que a gente comece por aqui. Existem algumas pessoas que pensam saber tudo!

   Thomas Edison, um dos maiores cientistas da história, disse uma vez: “Não sabemos um milionésimo de um por cento sobre as coisas!” Mas, digamos que ele tenha exagerado ao dizer isso e que você possui um incrível 1% de conhecimento do universo. Veja bem, saber 100% significa que você sabe absolutamente tudo sobre absolutamente tudo! Não haveria uma pedra que você não considerasse familiar. Não haveria uma planta ou animal que você não pudesse dar o nome. Você jamais se perderia tentando achar um endereço. Saberia tudo o que aconteceu na história (de todos os lugares) até os mínimos detalhes. Você conheceria cada cabelo de cada cabeça e cada pensamento de cada coração. Enfim, nada lhe seria oculto porque você saberia tudo de todos os tempos (onisciente). É muito, não é? Então, vamos dizer que, já que 100% de conhecimento não é possível, você tenha um incrível 1% de conhecimento do universo.

   Será que seria possível, no reino dos 99% daquilo que você ainda não veio a conhecer, que haja amplas evidências que provem que Deus existe? Basta você ser razoável para admitir que isto realmente é uma possibilidade. Em algum lugar, dentro do vasto universo que você ainda não conhece, pode haver amplas provas de que Deus existe.

   Uma outra maneira de dizer isso é a seguinte: O que seria preciso para provar que uma afirmação tal como, “Não existe diamantes na Indonésia”, é verdadeira? Ora, eu precisaria saber com absoluta certeza de que em nenhuma rocha ou pedra, em nenhum rio ou lago, em nenhuma profundidade de solo, em nenhuma caverna ou montanha, em nenhum anel ou relógio, em nenhuma ferramenta ou objeto decorativo existe diamantes. Porque se existir uma fagulha de diamante em qualquer lugar da Indonésia eu estarei errado. Então, o que eu preciso é de um conhecimento absoluto antes de poder fazer uma afirmação absoluta. Por outro lado, se eu fizer uma afirmação do tipo, “Existe diamantes na Indonésia”, eu não preciso ter um conhecimento absoluto. Basta existir um único anel de diamantes naquele país e eu estarei certo.

   Então, para alguém dizer categoricamente, “Deus não existe”, tal pessoa estará fazendo uma afirmação absoluta. Para tal afirmação ser correta, eu preciso saber com certeza de que não existe Deus em todo o universo. Mas, de novo, nenhum ser humano tem todo o conhecimento. Assim, nenhum ser humano pode fazer tal afirmação.

   Se você continuar insistindo em descrer de Deus, o que você deve dizer é: “Tendo o conhecimento limitado que tenho nesse momento, eu creio que não existe Deus”. Devido a uma falta de conhecimento de sua parte, você não sabe se Deus existe. Então, no sentido literal da palavra, você não pode ser um ateu. Lembre-se: a única qualificação para que alguém seja ateu é a do conhecimento absoluto. Só Deus tem conhecimento absoluto. Portanto, o único que poderia ser ateu é o próprio Deus. Mas, por que raios nesse mundo Deus não acreditaria em Si mesmo?

   O ateu professo é aquele geralmente conhecido como “agnóstico” – aquele que diz não saber se Deus existe, ou “aquele que professa ignorância.” Porém, a Bíblia diz que essa ignorância é de propósito: “O perverso, na sua soberba, não investiga; que não há Deus são todas as suas cogitações” (Sal. 10:4). Veja que não é que tal pessoa não pode encontrar a Deus, ela simplesmente não irá. É como alguém que bem disse certa vez: um ateu não pode encontrar a Deus pela mesma razão que um ladrão não pode encontrar um policial: ele simplesmente não quer.

   Ele sabe que se admitir que existe um Deus, ele estará admitindo que, em última instância, ele é responsável diante desse Deus. Esse não é um pensamento muito agradável para algumas pessoas. Como disse Ray Comfort: “Ou existe um Deus, ou não existe! – e ambas as possibilidades podem ser muito assustadoras!”

   É verdade. Quando uma pessoa decide ser agnóstica, por exemplo, é porque lá no fundo o pensamento de que estamos sobre uma bola perdida no espaço, "voando" sem rumo a 106.214 km/h é menos assustador do que admitir que existe um Deus com quem temos responsabilidade sobre nossa vida. O pensamento de que existe um Deus é tão assustador para algumas pessoas quanto o pensamento de que não existe é para outras. Baseados nisso, fazemos escolhas e criamos nossa teologia.

   De vez em quando, ouvimos alguém dizer, "Você não pode provar a existência ou a inexistência de Deus. É tudo uma questão de fé". Eu discordo. Basta lermos os primeiros capítulos da carta aos Romanos para vermos que Deus fez provisões para que pudéssemos saber de Sua existência, até mesmo fora dos domínios da fé.

   Existe um princípio universal que afirma que para todo design deve existir um designer. Outra vez, quero fazer uso de alguns argumentos de Ray Comfort para mostrar-lhe por quê podemos afirmar a existência de Deus sem recorrer ao uso da fé, baseados simplesmente em lógica.

   Quando você olha para um prédio, como você pode saber que existe um construtor? Você não pode vê-lo, ouvi-lo, tocá-lo, ou cheirá-lo. Obviamente, o prédio é uma prova de que existe um construtor. Na verdade, não poderá haver prova mais suficiente de que existe um construtor do que um prédio diante de seus olhos. Você não precisa de "fé" para saber que existe um construtor. Tudo o que você precisa é de olhos que enxerguem e de um cérebro que funcione.

   Este mesmo princípio intelectual se aplica à pinturas e pintores. Quando eu olho para um quadro, como posso saber que existe um pintor? Ora, a pintura é uma prova efetiva de que existe um pintor. Aliás, eu não poderia querer desejar melhor prova científica da existência de um pintor do que uma pintura diante de mim. Você concorda? Eu não preciso de fé para crer num pintor. Tudo o que eu preciso é de olhos que enxerguem e de um cérebro que funcione.

   Isso é tão simples que até uma criança pré-escolar pode entender. O irônico é que os únicos que aparentam ter problemas com isso são os que se consideram intelectuais. O mesmo princípio do prédio/construtor, pintor/pintura aplica-se na questão da existência de Deus. Nada nesse planeta foi "feito" sem um criador. Quando eu olho para a criação, como posso saber que existe um Criador? A princípio, eu não posso vê-Lo, ouvi-Lo, tocá-Lo, degustá-Lo, ou cheirá-Lo. Mas, como posso saber que Ele existe? Ora, a criação evidencia, sem a menor sombra da menor dúvida, que existe um Criador. O dicionário Larousse Cultural, define a palavra criação assim: "Ato ou efeito de criar. A totalidade dos seres criados, o universo visível". Eu não poderia querer melhor prova científica de que um Criador existe do que ter uma criação diante de mim.

   "Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebido por meio das coisas que foram criadas" (Rom. 1:20).
  
   Por outro lado, se eu desejar experimentar um relacionamento com este Criador, ENTÃO eu devo ter FÉ nEle. É aqui que a fé entra, em forma de confiança:

"De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam" (Heb. 11:6).

   Ou seja, aquele que se aproxima de Deus não deve crer que ele não existe, pois somente sem dúvida é possível agradá-Lo.

  Louis Pasteur disse uma vez: "Um pouco de ciência aliena os homens de Deus, mas muita ciência os leva de volta a Ele". Talvez o maior dos cientistas, Isaac Newton disse também: "Este lindo sistema do sol, planetas, e cometas poderia somente proceder do conselho e domínio de um inteligente e poderoso Ser".

   A criação inteira goteja a bondade de Deus para com os seres-humanos. A próxima vez que segurar uma fatia de melancia num dia quente de verão, pense em quão gentil foi o Criador ao lhe dar um líquido doce e refrescante dentro de um container impermeável que pode ser cortado em fatias. Delicie-se ao notar que a carne da fruta também pode ser consumida, não só seu líquido. Olhe e veja uvas suculentas que se penduram em cachos, esperando para serem colhidas e "jogadas" dentro da boca humana. Uma banana encaixa-se perfeitamente nas mãos humanas e possuem uma superfície aderente, fáceis de segurar. Seu tamanho é compatível com a boca humana e há uma clara indicação externa do que está lá dentro: verde: muito cedo; amarelo: pronto; preto: muito tarde. Sua embalagem é biodegradável e quando você a abre, nada espirra na sua cara devido a uma agitação despropositada. A banana é cheia de nutrientes para nossa saúde, é fácil do estômago digerir e para tudo ainda ficar mais fácil, o Criador até as curvou para frente, na direção de nossas faces. Laranjas encaixam-se perfeitamente nas minhas mãos como embalagens perfeitas de um suco adocicado que me ajuda a resistir gripes e resfriados. Quando eu removo sua embalagem, encontro segmentos removíveis no tamanho perfeito de um bocado, individualmente lacrados com uma pele comestível. Onde há um design, deve haver um designer.

   Albert Einstein disse certo quando afirmou que ou vemos que nada na vida é um milagre ou tudo na vida é um milagre. Francamente, um agnóstico ou ateu tem maiores chances de me convencer de que ninguém projetou uma lata de Coca-Cola (ela simplesmente passou a existir) do que me persuadir a crer que todas as coisas criadas não possuem um Criador. Que chances tenho eu de lhe convencer de que este website não possui um editor e publicador e que essas palavras não possuem um autor? Não seria intelectualmente insultante pensar numa teoria furada como essa?

Fonte: http://www.celebrandodeus.com.br/
Autor: Mauricio Bernardes

8 comentários:

  1. Ate para uma boa Crista que eu imagino ser, esse texto faz muito sentido e me tocou bastante! As vezes poderia me sentir tao indefesa perto de pessoas com o dom da palavra que nao querem acreditar em Deus, mas hoje sei que Quem fala por mim eh Ele, e que a sabedoria eh loucura para os homens! Obg, Deus te abencoe mais e mais, e nos ajude a levar o Seu Santo Nome para todas as pessoas.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Luiza... não há o que temer quando estamos com Ele.

    Eu que agradeço o seu comentário, volte sempre e aguardo mais comentários :D

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu vou tentar não escrever demais.
    O texto começa muito bem.

    "Será que seria possível, no reino dos 99% daquilo que você ainda não veio a conhecer, que haja amplas evidências que provem que Deus existe? Basta você ser razoável para admitir que isto realmente é uma possibilidade. Em algum lugar, dentro do vasto universo que você ainda não conhece, pode haver amplas provas de que Deus existe."

    Exatamente. Mas esse "argumento" por si só não "prova" ou "desprova" o que quer que seja. Eu posso usar o mesmo argumento para a existência de Thor, Jupiter (o deus), Shiva, ou o Dragão Invisível que mora acima das nuvens. Como não conhecemos o universo inteiro, não podemos afirmar que essas entidades não existam. Nenhuma delas.

    Mais para a frente, você faz uma definição que não é verdadeira:

    "Lembre-se: a única qualificação para que alguém seja ateu é a do conhecimento absoluto."

    Na verdade, a definição de ateu é "aquele que não acredita em deus ou deuses". Existe uma grande diferença entre "ateu" e "anti-teísta". Ateu não acredita, anti-teísta é contra. Eu, enquanto ateu, digo que a existência de deus é possível, mas muitíssimo improvável e, portanto, até que se apresentem provas ou evidências suficientes, a minha posição é de descrença.

    Um agnóstico, por outro lado, é aquele que simplesmente diz "não sei". Por isso é que podem haver agnósticos teístas (aqueles que dizem "não sei, mas acredito que exista") ou agnósticos ateus ("não sei, e não acredito que deus exista"). A grande maioria dos ateus que conheço e com quem converso na net tem essa última posição de agnósticos ateus.

    Quanto à utilização de passagens bíblicas para a "prova" de deus, eu prefiro não entrar por aí. O motivo é simples: se eu não acredito em deus, não acredito que a bíblia seja a palavra de deus, logo a bíblia não tem qualquer significado real para mim. Ou seja, na MINHA perspectiva, a bíblia será tão útil como um guia para moralidade e para a nossa vida quanto um livro do Harry Potter.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. E ae Mytho, é um prazer a sua visita =]

    Cara esse post foi de 14 de outubro de 2009 (nossa como faz tempo já!) e de lá pra cá meu pensamento mudou bastante. E o que eu não faço mais é ficar discutindo sobre a existência ou não de Deus, é totalmente improdutivo na minha opinião, e não leva ao crescimento e aprendizado nem dos crentes nem dos ateus.

    O que eu acredito é num cara chamado Jesus e no exemplo que ele deu para os seres humanos de como viver uma vida completa e plena, a única forma de vida que pode salvar o mundo dos problemas que nele existem e consequentemente salvar a nós mesmos!

    Eu acredito na lei do amor e acredito que isso é que deve nos mover, sendo voce ateu, budista, cristão, muçulmano, ou seja, sendo você um ser humano.

    Obrigado pelo comentário cara, tem vários outros posts ai pra você dar uma olhada comentar e a agente discutir!

    Um Abraço, até a proxima!

    ResponderExcluir
  5. No livro de Douglas Adams ele faz uma metáfora sobre a existência de deus, no livro ele usa um peixe fictício como metáfora para tudo que existe (toda obra divina?).
    Esse peixe é um animal extremamente evoluído e útil para todos os seres vivos, portanto em determinado momento no reflete-se sobre a existência de um ser assim tão maravilhoso e como sua existência só pode ter relação com Deus... segue-se mais ou menos isso:

    "Ora, seria uma coincidência tão absurdamente improvável que um ser tão estonteantemente útil e evoluído viesse a surgir por acaso, por meio da evolução das espécies, que alguns pensadores vêem nesse peixe a prova definitiva da INEXISTÊNCIA de Deus. O raciocínio é mais ou menos o seguinte:

    - 'Recuso-me a provar que eu existo', diz Deus, 'pois a prova nega a fé, e sem fé não sou nada. 'eu existo a partir da Fé!' concluiu Deus!

    Então Disseram: - 'Poxa Deus, mas o peixe-babel é uma tremenda bandeira, não é? Ele não poderia ter evoluído por acaso. Ele é a prova que você existe, e portanto, conforme o que você mesmo afirmou, existindo uma prova, você não existe. Q.E.D'

    Então Deus diz: -'Ih, não é que eu não tinha pensado nisso?'
    E imediatamente Deus desaparece, numa nuvenzinha de pura Lógica."

    Essa é uma passagem bastante engraçada do livro mas, serve para fazer refletir todas as pessoas que insistem em usar a "criação", ou seja, as coisas que existem, para "Provar" a existência de um Deus ou de um Criador!

    ResponderExcluir
  6. Quem dera a razão pudesse dar todas as respostas para o mistério e a complexidade da vida!

    ResponderExcluir
  7. Putz cara, nem tinha visto a data do post. Eu cheguei aqui porque alguém linkou no twitter. De todo jeito, a resposta ainda é válida.

    De todo jeito, a sua colocação de que a discussão é improdutiva deixa de o ser quando você se coloca no lugar de um ateu numa sociedade que tenta te empurrar religião e deus pela goela e tenta te dizer como viver a sua vida, baseado em algo que você não acredita. Fora isso, tem todo aquele preconceito que rola 90% das vezes que você diz ser ateu.

    Tem muita gente por aí reclamando do "ativismo" ateu, e dizendo que "ateu é mais chato que testemunha de jeová". Eu concordo. Mas ao mesmo tempo é um mal necessário. Os ateus, neste momento, precisam gritar EU SOU ATEU, porque já estão cansados de preconceito e mau julgamento (vide Datena, por exemplo).

    Assim como houve um momento em que outras "categorias" de vítimas de preconceitos tiveram que se erguer e gritar "basta!" (negros e gays, principalmente), está chegando a hora dos ateus fazerem isso. Infelizmente, na nossa sociedade e cultura, é a única forma de conquistar respeito e pé de igualdade. Você tem que gritar e bater de frente com quem te oprime. Por isso que eu acho que essa "onda de ateísmo" que tá invadindo a net e a mídia é muito importante. Porque simplesmente chega.

    Eu tenho certeza que você vai entender o que eu quis dizer, já que você é um humanista, de acordo com o que você disse.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. E ai mytho!

    Cara nem sabia que linkaram meu blog no twiter, que massa! hehe

    Sobre o que você disse eu entendo perfeitamente, e concordo com você. Qualquer situação onde um ser humano sofra preconceitos e discrimanação deve ser transformada.

    Abração cara e aparece por ai!

    ResponderExcluir