segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O moderno discurso messiânico

 O discurso de Dennis Bagley, no filme como fazer carreira em publicidade, dominado pela vitóriosa espinha/cabeça neoliberal: o modelo dos atuais discursos messiânicos das novas ondas tecnológicas, publicitárias e capitalistas:

     O mundo é um shopping, se não tem preço não tem importância. Não há liberdade maior do que a liberdade de escolha. Fui educado nisso e também você será. Você não quer liberdade? Não quis sempre estradas? Deus, nunca mais andarei de trem enquanto estiver vivo. Estradas representam o direito fundamental do homem de ter acesso às boas coisas da vida. Sem estradas não haveria mais detergentes, leite longa vida, aerosóis (...) Jesus Cristo, não haveria mais carros, as pessoas amam carros e têm o direito disso se trabalham duro durante todo o dia. Têm direito às inovações tecnológicas. Como ousam querer tirar isso das pessoas. Por cristo, enquanto tiver ar no meu corpo, terão tudo isso, terão o maior, o resplandecente, o melhor. Por Deus, eu farei e não pararei até Jerusalém ser erguida aqui na verde e agradável Inglaterra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário