quarta-feira, 25 de maio de 2011

O que é ser Cristão?

    Essa definição não pretende ser absoluta, e nem poderia uma vez que palavras não podem explicar a complexidade da vida e dessa questão especificamente, já que você aprende a ser cristão através de uma pessoa e não de um livro.

    Antes de tudo cabe salientar que, acredite ou não, ser cristão é a única forma de salvar sua vida, em todos os significados que a palavra possa significar. Basicamente é seguir as orientações de um homem que viveu há aproximadamente dois mil anos atrás, chamado Jesus. Não cabe aqui explicar como surgiu o nome cristão, mas basta saber para o momento que é como foram chamadas as primeiras pessoas que viviam conforme o exemplo de Jesus de Nazaré.

    Indo ao que interessa, seguir essas orientações vai exigir a sua vida, ou o que você pensa ser ela: suas vontades, seu orgulho e suas convicções, já que, pasmem, Jesus afirma que essa não é a verdadeira vida. Na verdade enquanto você vive pra si mesmo e para os seus chegados (o mesmo que para si mesmo) você está mais morto do que nunca. A única forma de encontrar a vida está em segui-LO, pois Ele é o caminho a verdade e a vida, agora sim verdadeira. Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará. (Marcos 8:35).

    Ora, quando Jesus afirma que "aquele que perde a vida por amor de mim e do evangelho a salvará" está dizendo que aquele que deixa de fazer as suas vontades para seguir as Suas palavras é o que salva a sua vida. Mas então que ensinos são esses? De uma forma simples, se é que seja possível, é: viver a vida segundo a lei do amor, essa é a única lei que o cristão deve seguir, que é amar a Deus acima de todas as coisas e amar teu próximo como a ti mesmo. Não é frequentar uma igreja nos finais de semana (quem dera!), jejuar, doar milhares, seguir determinadas regras de boa conduta e coisas do nível, tais coisas podem ajudar a viver a lei do amor mas basicamente ser cristão não é isso.

    Portanto quando você decide salvar-se e começa a seguir os passos de Jesus, você passa a colaborar na instauração do reino dos céus na terra onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos (Colossenses 3:11). Se você quiser ser o primeiro, deve ser aquele que serve.

    Senti uma enorme dificuldade para escrever isso pois apesar de entender o que é ser cristão é muito difícil explicar com palavras, e é por isso que você aprende a ser cristão não através de palavras mas através de uma pessoa, a saber, Jesus Cristo. Por isso se você decide salvar o mundo e a si mesmo por consequência, comece a seguir o exemplo de Jesus através da Bíblia, e viva a lei do amor. Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas (Mateus 7:12).

2 comentários:

  1. Vinicius!!!!!!!!!!!!!!
    Tu escreve muitoooooooooooooooo!!!
    Adorei !

    ResponderExcluir
  2. Huahua, obrigado Andresa! Mas tenho muito o que melhorar ainda hehe!

    Beijo

    ResponderExcluir