terça-feira, 10 de maio de 2011

Assim Vivem os Homens



   Tolsoi dizia que existem três conceitos de vida, dois pelos quais a humanidade já passou, que são o modo de vida animal ou pessoal onde o ser visa apenas seus interesses e vontades individuais; o da vida social onde busca os interesses de seu grupo: família, tribo, sociedade, Estado, Nação e etc; e o terceiro, o qual passamos hoje (ou deveriamos passar), com o cristianismo: a vida universal ou divina onde cada ser humano compreende a beleza e o significado da vida não em si mesmo ou em seus chegados, mas em cada ser humano que carrega uma centelha divina, em toda a obra. Tal modo de vida foi proposto e ensinado por Jesus a dois mil anos atrás, Ele já compreendia a nova forma de vida que a humanidade precisa aprender para viver, deixando para trás os outros dois modos simplistas e pobres de se viver.

   Eis que passaram milênios e alguns de nós ainda vivem como os mais ancestrais e brutos dos homens: buscando apenas o seu prazer pessoal. Sua vida é o niilismo em sua forma mais perfeita, pois cada ação, pensamento, e sua forma de vida em si é a busca de sua satisfação, de seu prazer. Alguns menos outros mais, mas ainda sim o modo de vida animal. Não importa o que o Outro sente, mas apenas o que eu sinto. Não importa se minhas ações podem prejudicar alguém ou que conseqüências tiveram, se entristeceram alguém, o que importa em últimos casos é se me trouxe prazer.

   O que interessa é os seus interesses ou os do seu grupo, quero que os interesses: do meu estado, nação, partido político, amigos, classe profissional, família, ideologia e etc. prevaleçam em detrimento dos outros. Os mais atrasados vivendo apenas para si, alguns mais a frente buscando os interesses dos seus, mas achar algum louco vivendo pela vida, pela universalidade, por toda a humanidade é pedir demais, quase um absurdo diria o niilista convicto.

   Jesus a milhares de anos a frente de seu tempo já ensinava a nova etapa da vida pela qual a humanidade deveria viver a partir daquele momento: a forma de vida fraterna e divina, cada um buscando viver para o próximo, não viver para ser servido mas viver para servir, pois esse modo de vida garantia Ele, é a única forma honesta e verdadeira pela qual podemos encontrar a vida e felicidade verdadeira. Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á. (Lucas 17:33). E saia por ai proclamando para quem estivesse disposto e apto para ouvir: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

5 comentários:

  1. Bom texto, as vezes quando eu tento fazer algo que seria melhor para um grupo maior de pessoas (não diria o mundo todo, mas pelo menos seria um bem mais coletivo) eu me decepciono com a falta de interesse em ser ajudado e ajudar as outras pessoas!

    Já que tu citou Jesus, veja o exemplo dele, fez tudo que fez pela humanidade e milhares de pessoas não estão nem ai!

    Fico me perguntando porque eu deveria gastar tempo tentando fazer algo que beneficiaria um grande grupo de pessoas se elas não fazem nada por elas mesmas?

    Veja por exemplo as pessoas que trabalham na judicialmente na vara da familia tentando resolver o problema das pessoas, sendo que em vários casos, as pessoas nem querem que seja "resolvido" nada!

    Cada vez minha esperança diminui e meu niilismo aumenta!

    ResponderExcluir
  2. Runaway salvando o blog como sempre, obrigado!

    Cara as vezes as pessoas por se encontrarem num grau de educação e moral tão baixos realmente não conseguem nem perceber o que lhe faz mal e por qual ideal deveria lutar. Jesus quando veio pregar a boa nova não recebeu aceitação imediata, nem mesmo dos oprimidos, porque as pessoas, até mesmo seus discipulos, não compreenderam sua doutrina.

    Mas nos anos seguintes até os dias de hoje muitos passam a compreender a verdade dos ensinamentos de Jesus e tem sua vida transformada pela lei do amor, tendo um padrão moral elevado conseqüentemente, e buscam não mais seus interesses mas o de todos.

    Logo a evolução para uma nova era da humanidade é inevitável, e o papel daqueles que já conhecem essa nova fase não pode ser outro além de viver pela lei do amor e pela fraternidade de todos os homens.

    Sobre o exemplo judicial do fim o que eu posso dizer é que a doutrina de Cristo é totalmente contrária a justiça punitiva e vingativa do estado, logo deve ser suprimida... e isso tem me dado dor de cabeça ultimamente! Quem sabe se não houvesse o poder judiciário elas mesmas dariam um jeito de se resolver.

    Não perca a esperança run... como dizia Sam ao Frodo existe um bem no mundo pelo qual vale a pena lutar!

    ResponderExcluir
  3. Me convenceu com a ultima frase! Sem mais comentários!

    ResponderExcluir
  4. Hehe! É isso ai, Senhor dos Anéis nos dando esperanças.

    ResponderExcluir
  5. Postado por Runaway em 11 de maio de 2011 13:54:

    "Me convenceu com a ultima frase! Sem mais comentários!"

    ResponderExcluir