sábado, 23 de outubro de 2010

Ame os que o odeiam


Ame os que o odeiam

43 Ouvistes o que foi dito: "Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo".

44 Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;

45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus, pois que Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

46 Porque se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos igualmente assim?

47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de notável? Não agem os gentios também dessa maneira?

48 Assim sendo, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai que está nos céus.

   O termo publicano (palavra latina com origem no grego telõnês) denominava um coletor de impostos a serviço do império romano. Esses homens eram odiados por causa da impiedade com que exploravam o povo. Para os judeus, o publicano era imundo, pois estava sempre em contato com os gentios. A palavra “publicano” tornou-se sinônimo de egoísmo, desonestidade, falsidade, impiedade e incredulidade. Gentios (em hebraico gôyïm e do grego ethnikoi ou Hellênes traduzido pela Vulgata, em latim, como gentiles) era um termo geral para significar “nações”. Entretanto, na época de Jesus, esse termo era usado pelos judeus para se referir, em tom discriminatório e preconceituoso, a todas as pessoas que não fossem israelenses. Para os mestres e doutores da Lei, os “gentios” eram idólatras, imorais e pecadores. Um judeu chamado de gentio significava um publicano; ou seja, uma pessoa impura, incrédula, mau-caráter, inescrupulosa, impiedosa e digna de todo o desprezo. Jesus resgata o valor real dos “gentios” (das nações) e convida a todos para Seu Reino (Rm 1.16; Cl 3.11; Gl 2.14; Ap 21.24; 22.2). Jesus conclui essa parte do seu ensino revelando o segredo da ética cristã: o amor deve fazer muito mais do que a obrigação. Este foi o testemunho de Cristo e este deve ser o objetivo maior dos cristãos: buscar o amor perfeito do Pai e agir assim, como filhos amados de Deus, para que outros vejam a luz de Cristo e sejam libertos das trevas deste mundo.

~~~~~

   É para isso que Jesus nos chama, para carregar a cruz. Mas nos anima e sustem pois está junto de nós e já venceu o mundo. Ele nos chama para implantar o reino dos céus hoje mesmo aqui na terra, seguindo os seus mandamentos. Você está disposto a isso? Está disposto a ajuda na batalha contra o mal no mundo, não tendo sua própria vida como preciosa? Negue a si mesmo e assim conhecerás a Verdade e a Verdade te libertará, não é um segredo para vencer, pois não buscamos sucesso e conhecimento do mundo... pelo contrário. Mas mesmo diante de más circunstâncias a Salvação e a nova vida que ganhamos pela Graça não deixará que você se desanime. Fica o convite do Rei dos Reis:

Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Marcos 8:34

Fonte: Bíblia versão King James.

Nenhum comentário:

Postar um comentário