sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ser Cristão?


Certa vez o frei Leonardo Boff perguntou para o Dalai Lama: “Qual é a melhor religião?” Ele respondeu: “A melhor religião é aquela que te faz melhor”. Boff retrucou: “O que me faz melhor?” Aquilo que te faz mais compassivo, aquilo que te faz mais sensível, mais desapagado, mais amoroso, mais humanitário e mais responsável, a religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião”.

Concordo com a resposta do Dalai Lama, aliás, eu penso que essa foi a resposta de Jesus, esse foi o foco do ministério de Jesus, Ele andou proclamando uma mensagem com o desejo de que essa mensagem produzisse um tipo diferente de pessoas. Jesus não falou em levar pessoas para o céu, Jesus falou sobre trazer o céu para a existência.

Você me pergunta: você acredita que iremos para o céu? Sim, acredito. Não sei como será, não sei onde é, não sei nada a respeito do céu, mas sei que iremos pra lá um dia.

Essa mensagem que diz: “Aceite a Jesus, siga as regras do cristianismo e você vai passar a eternidade no céu” é uma redução ao evangelho, porque se concentra em dizer que a mensagem de Cristo entra em ação no dia da morte. Coisa triste pensar assim, deixamos de experimentar os valores do reino que geram razão, alegria e força para viver, e passamos a viver cumprindo um apanhado de regras para ir pro céu.

Jesus fala para as pessoas de um jeito de viver e não de uma vida bem sucedida pós-morte, ele convoca a uma postura pro agora, uma decisão para existir com saúde espiritual. Céu é consequência, é depois.

A espiritualidade cristã pressupõe avaliação, pressupõe auto-crítica, convoca os seguidores de Cristo a tomarem cuidado para não perder a alma.

Pense:

Você é livre e Cristo quer que você use sua liberdade para produzir vida.

Você tem a vida sob os seu cuidados. Quem toma as decisões é você. Quem decide o pai que você é? Quem determina a maneira que você trata seus empregados ou seus colegas de trabalho?

Deus não traçou seu caminho já com tudo decidido e tudo encaminhado. Não, é sua a responsabilidade de zelar por aquilo que você está fazendo, é você quem tera que lidar com as consequencias dos seus atos.

A bíblia mostra que somos livres, quando nos convida a uma postura, quando nos convoca a encarmos nossas responsabilidades, o fato de Jesus pregar, falar para mostrar o valor da coisas revela que você pode ir por outros meios, você tem como decidir isso, a vida é sua.

João Batista pregava o evangelho convocando a transformação de idéias, aquilo que o Ronald Sider chamou de expansão de consciência.

A biblia diz que onde o Reino de Deus acontece há perdão de pecados, mas não é só isso, não é simplesmente aceitar esse perdão e continuar com a mesma vida adultera, materialista, racista e egoista de antes, porque se não houver esse tipo de transformação é porque você ainda não experimentou uma salvação existêncial que muda a maneira de pensar e a vida é um verdadeiro inferno.

Creio que ser cristão é entrar numa dinâmica relacional, onde confessamos Cristo como nossa verdade e essa verdade começa a infiltrar em todas as áreas da nossa vida e assim somos dia a dia moldados a imagem de Jesus até que seremos como Ele é, nesse dia seremos revestidos de toda a verdade e um verdadeiro céu acontece no coração.

Autor: Villy Fomin, disponível em Emeurgência.

2 comentários:

  1. Acredito que esse ponto de vista realmente se aproxima muito de como Jesus realmente gostaria que as pessoas vivessem!

    ResponderExcluir
  2. Sempre buscando segui-Lo né :D

    Valeu o comentário ^^

    Abraço!

    ResponderExcluir