sábado, 25 de setembro de 2010

Quem quer cair em tentação?


Se eu tenho permissão para fazer algo, aquilo não me é uma tentação, posto que somente sou tentado por aquilo que “não” posso ter, ver ou fazer. Se não posso é porque alguém me proibiu ou disse que é errado.
Se não é “errado” nem proibido, desejar, ver ou fazer , logo, não é uma tentação. Portanto, a tentação é algo que pode ser criada. Criamos tentações quando proibimos coisas. A Lei de Moisés era proibitiva, criando, pois, tentações. A Lei de Cristo é a Graça: liberdade no Espírito. Se tenho liberdade, não tenho tentações.

Paradoxal e, como diriam alguns pastores: “perigosa esta linha de raciocínio – não vamos dar liberdades para não termos problemas com ela”. Mas não dar liberdade é sair da Graça de Cristo e retornar à escravidão das leis mosaicas.

Pela Lei da Graça que hoje opera (nas pessoas que são “nascidas do Espírito”) todas as coisas são lícitas, não obstante, nem todas convêm. Porque não convém?

O que não convém?

O que não convém está relacionado ao amor ao próximo. Se o que me é lícito fazer irá prejudicar alguém em algum lugar do planeta, não devo mais fazer. Não porque eu não possa fazer, mas porque devo amar o outro e, por amor altruísta – não pela lei – deixo de fazer coisas que me dão prazer, me alegram e me são lícitas, simplesmente para não prejudicar outros.

Alguns poderiam perguntar: “Mas, deixo de fazer isto ou aquilo não é para ser salvo?”
A resposta é um retumbante: NÃO! Não somos salvos pela lei nem pelas nossas obras boas. A lei mata e o Espírito da vida. Somos salvos e aceitos por Deus não pelo que nós somos, mas pelo que Ele é! Somos salvos pela Graça de Deus, não pelas nossas boas ações!

Assim, acabamos por dar um tipo de definição para o pecado, que é prejudicar o próximo.
Não! O pecado não é prejudicar Deus, posto que a Deus ninguém prejudica, no máximo, por Ele podemos ser abençoados ou prejudicados. Ele não depende de nós, de nossa crença, de nossas teologias, de nossa defesa em favor d'Eele e nem de nossa devoção. Estas coisas são importantes para nós, homens vacilantes, que carecemos de identidade.

Pecado não é problema para Deus. Todos os pecados já estão perdoados. Ou não estão? Deus não vê mais os nossos pecados, pois eles já foram pagos por Cristo e lançados no mar do esquecimento.
Deus não vê o “nascido de novo” pela lente do pecado, mas pela lente da Graça. Para Deus os que crêem estão limpos. Infelizmente poucos de nós temos esta capacidade de acreditar no Evangelho e aceitar que fomos perdoados, preferimos crer que temos que "pagar algum preço" ou fazer algum "sacrifício" para sermos aceitos ou merecedores de um “presente” de Deus, que chamamos de salvação. Mas não, gente, é de graça mesmo!

Para piorar este cenário de dúvidas, alguns líderes religiosos estão constantemente ensinando um Evangelho que não é o Evangelho da Graça, mas o diabólico Evangelho do Mérito, por meio do qual sempre é dito: “Cuidado que Deus castiga! Não toque nisto! Não beba aquilo! Feche os olhos! Dê dinheiro! Morra!”

Postado em Café com Deus, por Luciano Maia.

2 comentários:

  1. Oi querido, tudo bem?

    Amei o seu blog, nunca li uma coletânea de crônicas com temática religiosa tão interessante, e que envolva temas comuns a Juventude :D

    Concordo com as palavras do autor, Deus já perdoou nossos pecados, mas nos convém refletir se nossas ações não irão afetar outros indivíduos.

    E, a respeito de erros, tem uma passagem do livro "A Cabana" em que Deus, personificado ao falar com o personagem principal, comenta algo como "se eu lhe disser que você precisará cair em tentação 47 vezes até você aprender, e você errar novamente, em vez de ficar chateada ficarei empolgada, pois sei que agora restam apenas 46 vezes" :)

    PS: no livro Deus não aparece como uma entidade masculina/feminina, por isso o "chateada" hehe

    Beijocas e ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Em primeiro lugar muito obrigado pelo comentário ^^

    E sobre o texto é verdade mesmo que nossos pecados foram perdoados e temos de crer nisso, mas a partir do momento que passamos a crer verdadeiramente nossa vida deve necessariamente mudar, isso eu não tenho dúvidas.

    Um abraço e ótima semana =]

    ResponderExcluir