sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Convencendo sobre o Pecado.

   Todos os homens em seu estado natural sempre tentam justificar suas atitudes e provar que estão certos. Desde Adão até os dias de hoje o homem tenta se justificar e explicar, criar desculpas para tentar mostrar que está agindo corretamente, como pode ser visto quando Adão pecou e tentou desculpar-se diante de Deus:

Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?

Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. (grifo meu)
Gênesis 3:11-12

   Quando Adão pecou contra Deus tentou se inocentar colocando a culpa na mulher que Deus tinha dado a ele. Não surpreende que isso acontece ainda nos dias de hoje pois como a Bíblia mesmo fala:

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
Romanos 3:23

   O homem tenta de diversas formas justificar seu pecado e mostrar de alguma forma (em vão) que suas atitudes não tem nada de errado e que na verdade são corretas e quem dirá até “virtuosas”. O homem se rebela contra Deus e tenta inutilmente defender-se do que a Bíblia claramente condena. A lista de desculpas é imensa e não caberia nesse post mas alguns exemplos são: “isso não é tão mal assim!”, “não há nada de errado nisso!”, “a culpa não é minha!” e por ai a fora... alguns chegam ao absurdo de dizer que não são eles que estão errados mas sim o próprio Deus. Infelizmente essa é a imagem de muitas pessoas nos dias de hoje, que já não conseguem mais enxergar o pecado e a rebelião em que vivem. Paulo falou sobre essa questão a mais de dois mil anos atrás:

pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,
1 Timóteo 4:2

   A depravação do homem leva-o a não mais conseguir distinguir o certo e o errado e depois de tanto viver afastado da presença Dele, não consegue mais perceber que aquilo é abominação aos Seus olhos, pelo contrário acha que está tudo está perfeitamente bem. Felizmente a Bíblia nos fala sobre essa questão e devemos ficar atentos com nossas atitudes pois não devemos ser bons aos nossos próprios olhos pois todos os homens pecaram.

   Podemos fazer o que for, argumentar, explicar, ensinar, brigar, gritar e por ai a fora, mas enquanto o Espírito Santo não tocar o coração do perdido ele jamais vai mudar sua visão, nós somos apenas usados por Deus mas quem faz tudo é Seu Espírito Santo que toca fundo no coração do perdido para mostra-lo como está vivendo em uma vida de pecados, contrária a santa e agradável vontade do Pai e consequentemente afastado Dele.

   Devemos orar para que o Espírito Santo possa fazer sua obra completa em nossas vidas para mostrar nossas falhas. E também devemos nos lembrar que tentar convencer uma pessoa através de argumentos racionais e lógicos que ela está perdida e condenada é quase que sem eficácia. Apenas Ele através de seu amor e misericórdia pode gentilmente tocar no mais íntimo do coração do homem e liberta-lo das mãos do Inimigo e de sua vida de escravo, para que possa enxergar todo o amor do Pai que o espera de braços abertos. Oremos para que o Espírito Santo continue gerando o sentimento de arrependimento dentro de nós e que possa também fazer brotar o arrependimento sincero do homem perdido, que ainda não conhece a Jesus.

Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.
Lucas 5:32

2 comentários:

  1. Se o Homem sempre faz isso, talvez essa seja a vontade de deus, essa seja nossa natureza, encontrar justificativas para o que fazemos por nossa própria conta, andar com as próprias pernas, e vez ou outra, ir contra decisões divinas.
    Afinal, um pai só percebe que o filho cresceu quando o mesmo passa a tomar decisões por si mesmo e não depende mais da vontade do Pai!
    Todo filho tem que crescer e viver segundo seus próprios princípios um dia.
    Mas isso é só uma suposição.
    Gostei da Foto alias, Artisticamente ficou super legal.

    ResponderExcluir
  2. O homem sempre faz isso pois preferiu desobedecer a Deus, quis ser como Ele acreditando na mentira de Satanás, pecando contra Deus e fazendo as suas próprias vontades.

    E realmente tentamos encontrar justificativas onde elas não existem como eu disse no post... esse comentário me parece um pouco com isso. Mas como você falou, foi só uma suposição então beleza ^^

    O homem realmente deve crescer e tomar suas decisões: viver afastado de Deus ou junto a Ele.

    Obrigado pelo comentário, e sobre a foto demorei a encontrar mas até que ficou legal.

    Abraços, Deus te ilumine.

    ResponderExcluir