sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Bíblia Sagrada



A Bíblia tem 66 livros.

39 livros foram escritos antes de Cristo, e são chamados de Velho Testamento.

27 livros foram escritos depois de Cristo e são chamados de Novo Testamento.

40 pessoas usadas por Deus tiveram o privilégio de escreverem as páginas sagradas do livro de Deus. Embora a Bíblia tenha sido escrita por homens santos, ela tem um único autor e este autor é Deus.

A Palavra de Deus já foi traduzida em mais de 1500 línguas e dialetos, e foi escrita num período de 1600 anos aproximadamente.

Foi escrita em três línguas originais:

- Hebraico.
- Aramaico.
- Grego.

A Bíblia está dividida em cinco pequenas partes:

História – De Gênesis a Ester, incluindo o livro de Atos, no Novo Testamento, estes livros registram as mais emocionantes histórias do Antigo Testamento e 90% aproximadamente destes livros se entende como se lê.

Poesia – De Jó a Cântico dos Cânticos. Escritos numa linguagem poética, 85% aproximadamente desses livros se entende como se lê.

Profecia – São livros escritos numa linguagem profética. Vai de Isaías a Malaquias, incluindo o livro de Apocalipse que se encontra no Novo Testamento e 95% aproximadamente destes livros NÃO se entende como se lê.

Evangelhos – São livros que contam tudo sobre a vida de Jesus: Mateus, Marcos, Lucas e João. Destes livros, 85% se entende como se lê.

Cartas – De Romanos a Judas – 90% se entende como se lê.

Curiosidades

A Bíblia contêm cerca de:

- 1.189 capítulos.
- 31.102 versículos.
- 773.693 palavras.
- 3.566.480 letras

Deus usou homens simples, iletrados e também usou homens cultos como: advogado, médico e reis. Usou homens que no passado cometeram terríveis pecados, mas que pela graça de Deus e pelo poder do Espírito Santo, se arrependeram, se converteram e foram usados para escrever a Bíblia.

Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam. Provérbios 30:5

4 comentários:

  1. Não esqueçamos também, dos Livros Apócrifos, que são Cristãos e Pré-CRistãos (alguns da época do antigo testanmento) que não foram reconhecidos pelos primeiros lideres e pastores das religiçoes cristãs e foram, por esse motivo, retirados da compilação de livros aceitos que se tornou a biblia. Um dos principais motivos é pelo fato de apresentarem pontos de vista a respeito de Jesus e de alguns acontecimentos anteriores que diferenciam dos relatados nos textos escolhidos para copor a biblia, que eram mais textos mais adequados a foutrina que a Igreja Cristã optou por pregar.

    Fazem parte dos livros Apócrifos quase 113 livros, 52 em relação ao Antigo Testamento e 61 em relação ao Novo.
    São os mais importantes:

    - Evangelhos:
    de Maria Madalena, de Tomé, Filipe, Árabe da Infância de Jesus, de Tiago, de Judas Iscariotes; e da Morte e Assunção de Maria.

    - Atos:
    de Pedro, Tecla e Paulo, Dos doze apóstolos, de Pilatos.

    - Epístolas:
    de Pilatos a Herodes, de Pilatos a Tibério, dos apóstolos, de Pedro a Filipe, Paulo aos Laodicenses, Terceira epístola aos Coríntios, de Aristeu;

    - Apocalipses:
    de Tiago; de João, de Estevão, de Pedro, de Elias, de Esdras, de Baruc; de Sofonias.

    - Testamentos:
    de Abraão, de Isaac, de Jacó, dos 12 Patriarcas, de Moisés, de Salomão, de Jó.

    - Outros:
    A filha de Pedro, Descida de Cristo aos Infernos, Declaração de José de Arimatéia, Vida de Adão e Eva, Jubileus, 1,2 e 3 Henoque, Salmos de Salomão; Oráculos Sibilinos.

    No filme Código da Vinci cita os livros apócrifos porém as informações passadas no filme não condizem com as informações que realmente existe nos livros, as informações ditas no filme foram criadas apenas para a trama da história do filme.

    Os livros, principalmente os evangelhos, contam os acontecimentos sob a ótica de seus respectivos autores que divergem em alguns (ou vários pontos) da ótica dos autores dos evangelhos que foram escolhidos para compor a biblia, mas são igualmente, uma ótima referencia para aqueles que buscam os ensinamentos de jesus e a palavra de Deus nos Escritos, pois promovem uma visão mais completa de acontecimentos pré e pós Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Existem os textos apócrifos também mas não fazem parte da bíblia entre outros motivos por não terem sido inspirados por Deus, por isso não os citei.

    Quem quiser saber mais: www.apologia.com.br

    ResponderExcluir
  3. Voce poderia me explicar, como vc tem certeza q naum sao inspirados por Deus? Será q a Igreja Catolica naum os teria tirado por causa dos seus falsos ensinamentos? Se tiver um texto biblico que diga q eles sao falsos me diga por favor....

    ResponderExcluir
  4. Não existe nenhum texto bíblico que diga que os testamentos apócrifos são falsos, apenas alguns versículos que falam sobre falsos profetas e doutrinas enganosas.

    O motivo dos livros apócrifos não serem aceitos pela igreja como verdadeiros e tambem por diversos historiadores é que muitas coisas ditas ali jamais aconteceram ou foram inventadas. O evangelho de são tome por exemplo faz um relato sobre a vida de Jesus dos 5 aos 12 anos. Dentre as narrativas deste apócrifo, encontramos um texto onde o menino Jesus, após ser ofendido, ordena que o filho de Anás, o escriba, ficasse seco como uma árvore, matando-o sem piedade. Estas e outras narrativas fabulosas sobre a infância de Jesus foram decisivas na classificação desta obra como um apócrifo do Novo Testamento.

    Você pode verificar outros motivos no site www.apologia.com.br que tem muito materia sobre isso.

    Além disso esses livros foram escritos no século II d.c., dessa forma quem escreveu esses livros jamais viu a pessoa de Jesus, diferentemente dos evangelhos de mateus, lucas e marcos que datam no máximo do final do século I.

    Mais uma coisa: se você buscar estudar os livros apócrifos vai ver que não é apenas a igreja que não aceita esses livros como verdadeiros, mas também muitos historiadores reconhecidos que não tem vínculo algum com a igreja católica ou outras.

    Obrigado pelo comentário Aline, abraço!

    ResponderExcluir