terça-feira, 3 de novembro de 2009

Amor



   Muitos já tentaram e ainda tentam descrever esse sentimento. Muitos apaixonados confundiram paixão com amor, o sentimento que tinham que era um “calor intenso” logo se apagou porque não era amor de verdade. O dicionário define o amor como:

1- Afeição profunda a outrem, a ponto de estabelecer um vínculo afetivo intenso, capaz de doações próprias, até o sacrifício.

2. Dedicação extrema e carinhosa.

3. Sentimento profundo e calorosode atração que um sexo experimenta pelo outro.

4. Apego.

5. Carinho; ternura.

6. Cuidado; zêlo.

7. Fig. Pessoa amada, ser amado. s.m.pl.(os)

8. Relações amorosas; namoro

   Mas a melhor definição de amor é a descrita na Bíblia por Paulo na carta aos Coríntios capítulo treze:

1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.


2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.


3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.


4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.


5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;


6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;


7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.


8 O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;


1 Coríntios 13:1-8

   Em sua linguagem original a bíblia define três tipos de principais de amor: Eros, Philos e Ágape.

1. EROS (físico, sexual):


Chamaremos eros de “amor bolo de morangos”. Eu quero o bolo. Eu o quero tanto, que se o conseguir irei consumí-lo sem ao menos pensar em como o bolo se sente. É exatamente assim que algumas pessoas tratam seus semelhantes.

Eros é um amor que toma.

Expressões que caracterizam o amor eros:

• Você me faz bem;

• Você é meu/minha;

• Você é lindo(a);

• Você me pertence;

• Teu corpo é perfeito;

• Eu amo você porque você me faz feliz.

• “O amor é cego”

2. PHILOS (amizade):

Chamaremos esse tipo de amor de “amor time de boliche”. Ele usa essa designação porque há uma troca mútua, um compartilhar. Em geral, baseia-se numa apreciação recíproca que pode ser destruída se um ou outro não for recíproco. Por exemplo: digamos que você é um bom jogador de boliche, eu sou um bom jogador de boliche e nós dois somos ótimos jogadores. Gostamos de estar no mesmo time de boliche.

Mas você começa a beber demais e só lança bolas na canaleta. Resultado: você é tirado do time de boliche. Por mais caloroso que seja o amor philos, ele tem suas deficiências.

Relaciona-se com a alma, mais do que com o corpo. Lida com a personalidade humana – o intelecto, as emoções e a vontade. Envolve compartilhamento mútuo. Em português, a palavra mais próxima é amizade. A forma nominal é usada apenas uma vez no Novo Testamento (Tg 4.4), mas o verbo “amar”, no sentido de “gostar”, e o adjetivo “amável” são usados muitas vezes. Este é o grau de afeição que Pedro disse ter por Jesus quando este lhe perguntou, “Simão, filho de João, tu me amas?”. O pescador respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. No original grego, o sentido é: “Sim, Senhor, tu sabes que gosto de ti, que sou teu amigo” (Jo 21. 15,16).

Neste nível, o amor é menos egoísta, mas ainda contempla o prazer, a realização e os interesses pessoais. Não deveria, mas... Normalmente, desenvolvemos amizades com pessoas cujas características nos agradam, cujos interesses intelectuais e gostos compartilhamos. Desejamos e esperamos que estes relacionamentos sejam agradáveis e nos beneficiem de algum modo. Damos, sim, amizade, atenção e ajuda, mas com alguma motivação egoísta. Mesmo assim, philos é um nível de amor mais elevado do que eros. Nesse nível, “nossa” felicidade é mais importante do que “minha” felicidade.

4. ÁGAPE (amor incondicional):

Chamaremos portanto, o amor ágape de “amor chuva-sobre-justos-e-injustos”. Deus não isola pequenas áreas onde estão as pessoas boas e faz chover somente ali. Ele deixa a chuva cair sobre os maus também. A ilustração clássica desse tipo de amor encontra-se na história do bom samaritano (Lucas 10:29–37), que é contada para ilustrar o amor (agape) ao próximo (v. 27). Quando o samaritano olhou para o homem ferido e sangrando, não houve atração física (eros). O homem que havia sido açoitado não era um ente ou conhecido querido; os judeus e os samaritanos se odiavam(não tinham amor storge). O homem deixado à beira da estrada não era um amigo; ele não tinha nada para oferecer; não havia possibilidade de ação recíproca (philos). Qual seria a única motivação possível para o viajante ajudá-lo? Ele era um semelhante, um ser humano e o bom samaritano disse, em outras palavras: “Por isso eu vou ajudá-lo”. Isto é amor agape.

Esse tipo de amor não é alimentado pelo mérito ou valor da pessoa amada, mas por Deus. Ágape ama até mesmo quando a pessoa amada não é amável, não tem muito valor, não corresponde. Esse amor não é egoísta, não busca a própria felicidade, mas a do outro, a qualquer preço. Não dá 50% para receber 50%; dá 100% e não espera nada em troca.

Há quem diga: “Mas isto não é possível, não é humano!” Tem razão. Ninguém pode amar desse jeito... a menos que Deus lhe dê esse tipo de amor. Ágape é amor divino! Jesus e os apóstolos usaram este substantivo (e o verbo correspondente) quando se referiram ao amor de Deus. Veja estas passagens: Jo 3.13; Rm 5.8; I Jo 4.8-10. O Novo Testamento nos ensina também que quando nós nos arrependemos dos nossos pecados e cremos em Cristo, recebendo-o como nosso Salvador e Senhor, Deus derrama seu amor em nosso coração (Rm 5.5). A partir daí, espera-se que o amor de Deus se manifeste através de nós, nos nossos relacionamentos, principalmente com o cônjuge. Veja Ef 5.25 e Tt 2.3-4.

Isto não é fácil... Todos queremos ser amados... Fazemos de tudo para conseguir um pouco de amor... E o que acontece? Nossos esforços neste sentido acabam dificultando ainda mais as coisas; talvez até afastem de nós a pessoa cujo amor tanto almejamos. A duras provas, descobrimos que é preciso amar primeiro... com amor ágape!

Em I Jo 4, há várias referências ao amor de Deus por nós e recomendações para nos amarmos também uns aos outros. Nesse contexto, o apóstolo explica porque ou como isto é possível: “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro” ( I Jo 4.19). O amor de Deus por nós ensina-nos a amar ou gera amor em nosso coração.

Deus nos ama como somos, a despeito da nossa pecaminosidade, das nossas atitudes e atos egoístas. Refletindo sobre isto, observando e agradecendo as manifestações diárias do seu amor, aprenderemos a amar de verdade. Além disso, o Espírito Santo faz alguma coisa sobrenatural em nosso coração... “O fruto do Espírito é amor...” (Gl 5.22). Só assim, seremos capazes de amar, no sentido mais elevado e nobre do termo.

Note que esse amor não é um esforço que fazemos porque é a única maneira de conseguirmos que uma certa pessoa nos ame.

Esse amor, o amor de verdade:

• É ordenado por Deus... para nos induzir.

• É exemplificado por Deus... para nos ensinar.

• É produzido por Deus... para nos capacitar.

O marido ou esposa que ama assim não tenta mudar o cônjuge, não cobra dele o amor desejado. Simplesmente ama, sem cobrar nada em troca. Entretanto, assim como “nós amamos porque Deus nos amou primeiro”, o cônjuge amado, mais cedo ou mais tarde, responderá com amor. O princípio é simples: amor gera amor! Outras passagens ensinam esta mesma verdade. Lc 6.38; Gl 6.7.

Ágape é o amor que dá, de graça; dá 100% e não espera nada em troca.

Frases típicas:

• Eu te amo (sem um porquê).

• Você precisa ficar internado algum tempo, porque eu te amo (numa clínica de drogas, ou até mesmo preso) – chamados por uns de “amor firme”;

• Eu te amo e por isso você precisa de correção (lembra de Hb 12:6?);

• “Vai doer mais em mim do que em você” – sem o sentido pejorativo.

Conclusão

Não amamos porque somos naturalmente bons, mas porque nascemos da graça. Não cumpriremos a lei para fazer-nos “justos”, mas porque ele nos justificou com sua justiça. Não brilharemos porque temos luz própria, mas porque refletimos o sol da justiça.

Ora, o mandamento é este:

1 – que creiamos em o nome de seu Filho Jesus Cristo

2 – e que amemo-nos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.

E aquele que guarda os Seus mandamentos, permanece nele e Ele naquele. O AMOR CRISTÃO precisa ser demonstrado no dia-a-dia por todos os crentes, para que possamos alcançar os perdidos para Deus. Sem amor, não se evangeliza, não se discipula.

O amor leva-nos a realizar a obra missionária e a evangelizar. Através dele, podemos louvar e adorar a Deus em “espírito e em verdade”.¹




   Infelizmente nossa língua portuguesa é “pobre” na definição de amor e elencou todas as definições em uma única palavra o que as vezes pode prejudicar nossa interpretação, por isso é muito bom conhecer e diferenciar os diferentes tipos e definições sobre o amor. E muito, MUITO mais importante do que apenas ficar na teoria é praticar de verdade o amor, dar sem esperar nada em troca, ajudar os outros, pensar primeiro nos outros do que em você mesmo. Realmente isso pode ser algo difícil à primeira vista, mas como vimos se orar e pedir a Deus você pode praticar esse amor verdadeiro em sua vida, não é algo que já nasce com a gente, antes, é um dom que Deus nos dá. Desejo que você possa sentir o amor verdadeiro em sua vida, não o amor desse mundo egoísta mas aquele que vem dos que entregam sua vida ao Senhor.

¹Por Leandro Teixeira, baseado em lições bíblicas.

2 comentários:

  1. Teste estava ótimo só alguns pontos que não concordei muito:
    "Este amor não é alimentado pelo mérito ou valor da pessoa amada, mas por Deus."
    Bom primeiramente eu não acho sensato utilizar deus para justificar algo, mas pessoalmente eu acredito que uma forma mais correta de pensar seria
    "Este amor não é alimentado pelo mérito ou valor da pessoa amada, mas pela pessoa que Ama."
    Afinal o amor ágape continua pode continuar a existir mesmo sem reciprocidade ou qualquer outra razão por parte da pessoa amada, ou seja, o objeto do amor, portanto a fonte dele está na pessoa que AMA, é dela a fonte deste sentimento, e não do outro, do amado.

    No entanto fatores como, distância e tempo podem fazer o amor ágape diminuir até se tornar meramente um carinho ou as vezes nada mais, e essa característica parecível, findável, segundo minha optica, indica que sua natureza do amor ágape, mesmo sendo mais nobre que os outros, ainda é humana e não divina, pois DEUS, em teoria, é eterno, absoluto e imutável.

    Agora mudando um pouco de assunto, falamos apenas dos tipos de sentimentos de aproximação, positivos, mas e os negativos?
    Oposto ao Amor Eros, de natureza instintiva e egoista, temos seu oposto a Raiva, enquanto que eros deja consumir por desejar, por ser atraido, a Raiva tende a destruir pois algo lhe incomoda, lhe desagrada, e é egoista da mesma forma pois não considera como o outro se sente.

    Ao extremo oposto do amor ágape, temos o Ódio, pois o ódio não depende do outro, ele não é alimentado pelos méritos e virtudes da pessoa odiada, sua fonte está na pessoa que odeia. no entando da mesma forma que o amor ágape, ele persiste mesmo que não seja recíproco, mesmo que a outra pessoa não mereça ser alvo desse ódio.
    Então se considerarmos que, como você coloca no texto, o amor ágape tem origem Divina, então também o Ódio tem origem divina, alias, pensando que tudo que existe foi criado por deus, então não só o Amor, mas também ódio tem origens divinas!

    ResponderExcluir
  2. A intenção do post era falar sobre o amor e não a raiva ou o ódio apesar de sabermos que esses dois sentimentos também existem é claro.

    O ódio ou a raiva não fazem parte da natureza de Deus, pois mesmo abominando o pecado ele ama o pecador.

    Pesquise sobre ira divina. Deus não gosta de certas coisas por simples capricho mas por tais coisas irem contra sua essência, pois Ele é Santo!

    []´s

    ResponderExcluir