quinta-feira, 17 de março de 2011

O problema do materialismo

   Mafalda e Miguelito, assim como chamo os gatos lá em casa mas nem lembrava de onde tinha tirado esse nome.

   A minha cisma com o materialismo não é “apenas” porque excluí de plano a existência de qualquer coisa que não seja tangível, como a fé e Deus, o valor das histórias fantásticas, os contos e etc. coisas essas que são realmente importantes e dão um sentido e significado maior às nossas vidas. Como se não bastasse isso, o materialismo se mostra altamente destrutivo à humanidade e ao planeta. A ideologia materialista diz que tudo o que existe é o que se pode tocar, ver, sentir, ouvir ou cheirar, se não se encaixar em uma dessas situações nesse sistema fechado não vale a pena dar valor ou pior: não deve nem tomar o seu tempo, já que isso não existe... simples assim.

   Talvez essa forma de ver o mundo faça jus ao modo de vida da maioria das pessoas em nossa sociedade atual: superficial e simplista. O problema, e que às vezes nos passa despercebido, é que ao ver o mundo dessa forma só damos valor ao que é material: roupas, carros, marcas, aparência, status, dinheiro e etc. Ser bem sucedido não é ter lucidez e não se entregar à estupidez, é ter um Audi A3 como canta a banda forfun. O sujeito pode até ser honesto e decente mas se não tem posses não é alguém em que devemos nos espelhar, já o espertinho que dá um jeitinho brasileiro para enriquecer ah! Quem me dera ser tão esperto! Os valores são tão distorcidos que a pessoa que tem alguma virtude tem até vergonha do que vão dizer de sua honestidade... honestidade uma ova isso é burrice, o mundo é dos espertos.

   Estava conversando com uma colega de trabalho agora que estava lendo na internet blogs de meninas anorexas que encorajam umas às outras em sua luta para alcançar a magreza extrema. Essa colega que está se formando em psicologia me explicou que essas meninas se vêem no espelho como pessoas gordas, alucinações mesmo do nível de uma pessoa paranóica. Eu não quero dizer que apenas a nossa visão materialista de mundo é que causa isso, mas eu tenho certeza que os reflexos estão ai. Você liga a televisão e é bombardeado por propagandas que mostram que só é feliz quem consome e quem tem aquele tipo exato de forma física, seus valores ficam em segundo plano. Mulheres boas pra casar mesmo são as do tipo fruta já o homem quanto mais rico melhor.

   Ao viver dessa forma esquecemos de valorizar às coisas que realmente importam em nossas vidas: a amizade, o amor, a lealdade, a honestidade, a humildade, a generosidade, a sabedoria e também a aquilo tudo que realmente nos torna felizes e não está à venda nas prateleiras, como um abraço forte e um palavra confortadora no momento difícil e não um carro novo. A fé, o alimento da alma, é jogada pra escanteio.

   Não custa deixar claro apenas pra não gerar confusões que consumir o necessário não é nenhum problema. Algumas pessoas tem problema pois não conseguem consumir nem o alimento. O problema é quando o consumo, os bens materiais e a estética viram o nosso objetivo de vida.

E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
 
Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.

Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
Evangelho de Marcos capítulo 8 versículos 34, 35 e 36.

5 comentários:

  1. A nossa sociedade está invertendo os valores, aqueles que são frios e calculista recebem honras e é como você falou as pessoas se espelham nelas pelo que tem. Parece que o mundo esqueceu de priorizar as pessoas pelo são.

    Fico triste com a nossa realidade, mas é sinal da vinda do Filho do Homem!

    ResponderExcluir
  2. O homem vive na busca de ter e não de ser. Perdeu sua identidade, seus valores, pois já não reconhece Deus em si. Agradar os outros, ser alguém de sucesso... Quais os valores que queremos semear nos corações de nossos filhos?
    Depois ninguém entende porque os jovens desorientados diante de um mundo consumista e individualista escolhem as drogas como um modo equivocado de sanar o vazio existencial. Não quero criar meus filhos como um copo vazio... Por isso escolho ser careta... Escolho ser normal... Escolho ser humana...Escolho tentar ser verdadeiramente cristã.

    ResponderExcluir
  3. Tati e Lírio enrriquecem muito o blog com esses comentários tão bonitos.

    O que eu busco aqui é isso, mostrar às pessoas que só conseguimos completar o vazio das nossas vidas através do exemplo e dos ensinos de Jesus. A humanidade vive muito afastada hoje em dia desse ideal e os reflexos estão ai pra quem quiser ver.

    Nossa salvação está em Jesus, literalmente! =]

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Reflexos de uma sociedade doente! Obesessões, por roupas, por beleza, por sexo, por comida, por poder, por igreja, por juventude, por carros, por motos, por conhecimento...
    As pessoas se sentem vazias, teêm fome de algo que as preecha, buscam algo que as completem, então elas se tornam obsecadas em consumir algo, em preencher suas vidas com algo, então elas comem sem parar, elas compram sem parar, elas gastam suas vidas tentando ficar jovens ou bonitas, compram carros melhores, compram motos melhores, vivem dentro de igrejas engasgadas com dogmas, matam-se de estudar para serem os melhores, buscam ganhar mais dinheiro e no final nada disso preenche o vazio.

    As pessoas tem que aprender a VER a felicidade ao seu redor, e parar de buscá-la na beleza, nos bens materiais, na igreja, no dinheiro, na graduação etc. Viver sem desejar algo, porque a felicidade não está naquele algo, está ao seu redor todo o tempo.

    ResponderExcluir
  5. Verdade Runaway... como diria Jorge Luis Borges: Nesse mundo a beleza é comum.

    O problema é que muitas vezes não conseguimos perceber isso. Buscando saciar nossa sede de vida em locais inapropriados. Eu creio que Jesus é a única fonte de água viva e somente através de seu exemplo é que podemos encontrar a felicidade.

    Abraço!

    ResponderExcluir