quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

E Deus com isso?

A Folha de S.Paulo informa hoje que a Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) inicia hoje uma Campanha publicitária para dizer que Deus pode não existir. As peças de propaganda com frases como “Religião não define caráter” e “A fé não dá respostas. Ela só impede perguntas”, circularão em ônibus de Salvador e Porto Alegre por um mês.

“A campanha teve início no Reino Unido em 2009 e se espalhou por outros países, com resultados distintos. Nos EUA e na Espanha, a iniciativa deu certo, provocando a esperada polêmica. Na Itália, a veiculação foi proibida. Na Austrália, a companhia responsável por anúncios em ônibus se recusou a exibi-los”, escreve Hélio Schuwartsman. “Algo parecido aconteceu em São Paulo. Depois que conheceu o conteúdo dos anúncios, já após a assinatura do contrato, a empresa que os veicularia se negou a fazê-lo, alegando que a legislação proíbe temas religiosos”.

A notícia informa também que “metade dos cerca de R$ 10 mil utilizados na campanha brasileira vem de pequenas doações e de recursos da própria instituição. A outra metade vem de um único doador paulista que prefere permanecer anônimo”.

Isso me fez lembrar aquela história dos dois rabinos que invadem a madrugada discutindo a existência de Deus e, depois de umas taças de bom vinho, concluem que Deus não existe. Já tarde da noite cada um vai para o seu aposento, mas como de costume acordam bem cedo. Um deles, entretanto, não se apresenta para o desjejum. O outro sai à sua procura vasculhando a casa, e logo encontra o amigo no jardim fazendo seu rito matinal. Ele tem a cabeça coberta com o solidéu, os ombros com o tallit, o manto de orações, e em voz alta repete o Shacharit e o Shema.

– O que você está fazendo?
– Minhas orações matinais, responde o outro com naturalidade.
– Mas nós não concluímos que Deus não existe?
– E o que é que Deus tem a ver com isso?

Via http://edrenekivitz.com/

5 comentários:

  1. Além de não acreditaram em Deus e nas coias maravilhosas criadas por Ele, querem tirar o fé das demais pessoas...

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa história dos rabinos! Adorei! =)

    ResponderExcluir
  3. O programa dos ateus não é contra Deus mas contra as pessoas que se dizem fiéis a Deus mas cometem barbáries... eles erram o alvo.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, como você disse, eles erram o alvo. A única coisa que eu concordo, em partes, é que religião não forma caráter. Se o individuo for optar pelo caminho da retidão sim, mas nós sabemos que em qualquer igreja e/ou qualquer religião, existem pessoas E pessoas, então infelizmente não podemos caracterizar o individuo como certo ou errado, bom ou ruim, por seguir determinada crença. O que devemos é respeitar os diferentes credos. Respeito e lamento quem tem a OPÇÃO de não acreditar em Deus, contudo, acho que deveria haver respeito por parte destas pessoas também, pois promover uma campanha publicitária destas não vai levar a nada.

    Como diz a história dos rabinos: o que Deus tem a ver com isso?

    ;)

    ResponderExcluir
  5. Com certeza uma pessoa ir para a igreja todo domingo não faz com que magicamente ela se transforme numa pessoa boa que busca fazer o que é certo. A igreja ajuda e muito a melhorar as pessoas que realmente desejam isso, mas isso depende do coração da pessoa que frenquenta em realmente querer seguir o caminho correto. É por isso que mesmo com tantas pessoas frequentado igrejas o mundo ainda é cheio de coisas más pois muitas não querem mudar.

    E sobre respeitar quem pensa diferente de nós, acho que todos concordamos com isso. Mesmo assim temos que falar sobre a Verdade e quem quiser aceitar, que aceite... e quem não quiser o máximo que podemos fazer é lamentar como você disse mas nunca menosprezar.

    É como o post que postei dias atrás sobre o menino que vive isolado porque tem HIV e as pessoas acham que se chegarem perto dele vão pegar a doença também... podemos mostrar que essa crença é falsa mas se as pessoas mesmo assim não aceitarem não podemos as obrigar a chegar perto do menino.

    ResponderExcluir