quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A Verdade é Absoluta



    Parece óbvia a afirmação acima, mas para muita gente hoje em dia ela não é tão óbvia assim. As pessoas devem provavelmente confundir a idéia entre a possibilidade de crenças diferentes que afirmam ser a verdade, e a existência efetiva da verdade. Como já citei no post anterior é possível que duas pessoas tenham idéias opostas sobre um mesmo assunto, mas apesar de terem idéias os postas não há como as duas estarem certas ao mesmo tempo. Os cristãos acreditam que o universo e tudo o que existe nele foi criado por Deus com um propósito e os ateus não acreditam em Deus, as duas visões de mundo realmente podem existir e de fato existem, mas na verdade um dos dois grupos está absolutamente errado. Não há como uma pessoa em sã consciência afirmar que Deus existe e não-existe ao mesmo tempo, ou os ateus ou os cristãos estão errado, existe a verdade (existência ou não de Deus) e se de fato Ele existe é absoluto para TODAS as pessoas, em todas as nações, épocas e sociedades independentemente se elas crêem ou não Nele. Se é verdade que saltar de um prédio vai acabar nos matando, pouco importa se alguma pessoa não acredita nisso, a verdade é absoluta para todas as pessoas e mesmo que tal pessoa pense ao contrário não muda nada.

   No livro Não tenho fé suficiente para ser ateu, os autores deixam muito clara a idéia de que existe a verdade e conseqüentemente ela é absoluta e igual para todas as pessoas, mesmo que elas pensem que não:

Existem muitas outras verdades sobre a verdade. Veja algumas delas:

A verdade é descoberta, e não inventada. Ela existe independentemente do conhecimento que uma pessoa tenha dela (a lei da gravidade existia antes de Newton).

A verdade é transcultural. Se alguma coisa é verdadeira, então ela é verdadeira para todas as pessoas, em todos os lugares, em todas as épocas (2 + 2 = 4 para todo o mundo, em todo lugar, o tempo todo).

A verdade é imutável, embora as nossas crenças sobre a verdade possam mudar (quando começamos a acreditar que a Terra era redonda, em vez de plana, a verdade sobre a Terra não mudou; o que mudou foi nossa crenças sobre a forma da Terra).

As crenças não podem mudar um fato, não importa com que seriedade elas sejam esposadas (alguém pode sinceramente acreditar que o mundo é plano, mas isso faz apenas a pessoa estar sinceramente errada).

A verdade não é afetada pela atitude de quem a professa (uma pessoa arrogante não torna falsa a verdade que ela professa. Uma pessoa humilde não faz o erro que ela professa transformar-se em verdade).

Todas as verdades são verdades absolutas. Até mesmo as verdades que parecem ser relativas são realmente absolutas (e.g., a afirmação "Eu, Frank Tutek, senti calor no dia 20 de novembro de 2003"8 aparentemente é uma verdade relativa, mas é realmente absoluta para todo o mundo, em todos os lugares, que Frank Turek teve a sensação de calor naquele dia).¹

   Mesmo assim tem pessoas que continuam a dizer: É verdade para você mas não é verdade para mim! Como pode ser verdade que Deus existe para o João e não existe para o Pedro? É uma clara falta de análise sobre o assunto, se Deus existe ele é verdade para todas as pessoas. Quando uma pessoa ainda persiste em dizer que existem várias verdades peça para que ela pule do 20º andar de um prédio e ver se realmente podem existir várias verdades, ou ainda na prova nas questões de V ou F, assinalar tudo falso e depois dizer ao professor: é verdade pra você mas não é verdade pra mim!

¹ Norman Geisler & Frank Turek. Não tenho fé suficiente para ser ateu. Editora Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário